Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários aes editories".
- Utilização do modelo de arquivo (disponível aqui) que contém a formatação utilizada pela revista para publicação.
- O texto principal do artigo não contém informações que permitam a identificação des autories.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O material apresentado está livre de plágio, de manipulação de dados e de informações falsas.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto está no modelo fornecido, que foi preparado utilizando margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, em formato A-4 (210x297mm), fonte Book Antiqua, tamanho 11, com espaço entrelinhas simples para o texto e espaçamento entre parágrafos de 0pt antes e 6pt depois; fonte tamanho 10 para os resumos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Materiais que auxiliam na compreensão do artigo (anexos e apêndices) foram submetidos em separado, como material complementar, quando for o caso.
- Anexos cujo acesso não é livre e irrestrito estão acompanhados de autorização de uso por parte de seus criadores.
- Imagens e gravações de pessoas estão acompanhadas da autorização para uso e divulgação por parte delas. O mesmo vale para imagens e gravações de territórios tradicionais, que devem ser acompanhadas por autorização de uso e divulgação por parte da pessoa responsável pelo(s) território(s). Tais autorizações podem ser por escrito (devidamente assinadas), ou gravadas em vídeo.
- Foi preparada a folha de rosto (Modelo disponível aqui), submetida separada do texto do artigo, contendo: título (e subtítulo, quando houver) do artigo; nome completo, filiação e contato des autories; declaração de conflito de interesse; declaração de financiamento de pesquisa; declaração de atendimento às normas sobre ética em pesquisa e sobre conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético; informações sobre consulta prévia e protocolos atendidos (quando for o caso); sistema de citação e organização/apresentação das referências utilizado.
- Envio, em separado, da Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais assinada por todes autories (modelo disponível aqui) .
Relatos de Pesquisa
Artigos destinados à comunicação e partilhamento de resultados de pesquisas científicas e tecnológicas, sejam elas teóricas ou aplicadas. Este tipo de artigo tem estrutura composta por introdução, metodologia, resultados, reflexão, considerações finais, referências. Na introdução, deve estar explicita a justificativa e os objetivos da pesquisa. A metodologia deve ser detalhada, oferecendo informações sobre como a pesquisa foi concebida e operacionalizada, bem como sobre as análises realizadas (sejam elas quantitativas ou qualitativas). Informar, também, no caso de pesquisas realizadas em territórios de povos originários e comunidades tradicionais (ou no caso de pesquisas que envolvam pessoas dessas comunidades) como foi feita a consulta prévia. Protocolos de pesquisa, protocolos de consulta prévia, e outros materiais que contribuam para conhecer a pesquisa e seus métodos, podem ser compartilhados como material complementar. Aceitamos artigos de pesquisa que tenham utilizado métodos descritos pela ciência do ocidente. Incentivamos, contudo, a utilização de métodos de investigação próprios de matrizes originárias, como as metodologias africanas de pesquisa e as metodologias indígenas (de Abya Yala) de pesquisa, por exemplo. No caso de investigações com desenhos clássicos de pesquisa epidemiológica ou de saúde coletiva, autories deverão assegurar que nenhum aspecto ou procedimento dos sistemas tradicionais de medicina em prática nas comunidades foi desrespeitado, descontinuado, dificultado ou desincentivado.
A seção de reflexão é destinada a contribuir para que as pessoas matutem sobre os resultados alcançados, seu impactos para povos originários e comunidades tradicionais, e que inspirações tais resultados, que se referem a matrizes epistemológicas originárias, podem oferecer às sociedades do ocidente e suas matrizes epistemológicas, em especial no que se refere aos dilemas contemporâneos ainda não superados por estas sociedades. Sempre que existir informação disponível que permita fazer a discussão e análise comparada dos resultados, ela deve ser feita na seção de reflexão. Esta deve ser feita sempre com muita prudência, especialmente ao se propor comparar elementos, ideias, conhecimentos e tecnologias que vêm de matrizes distintas, como no caso de comparar elementos das matrizes epistemológicas originárias com elementos das matrizes epistemológicas ocidentais, uma vez que as diferenças entre as cosmopercepções dessas distintas matrizes pode fazer com que essa comparação seja imprópria.
Resultados e reflexão podem vir juntos numa mesma seção, ou separados, a escolha des autories. Relatos de pesquisa devem ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 30 páginas (sem contar referências).
Relatos de Experiência
Compartilhamento de vivências (individuais ou relacionais), que possam promover a reflexão sobre temas de interesse. Ao compartilhar uma vivência, ela se torna uma experiência, podendo provocar nas pessoas as sensações, ideias e reflexões sobre como determinado tema as atinge, e como vivências individuais ou compartilhadas se referem a processos e construções de ordem coletiva. A estrutura dos relatos de experiência é composta por introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Também são aceitos textos escritos como Carta Aberta, que deve apresentar introdução, descrição do método e processos de escrita, desenvolvimento e referências. Relatos de experiência devem ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 30 páginas (sem contar referências).
Ensaios
Artigos destinados a fazer abordagem teórica sobre um tema, defendendo-se uma ideia. Não se trata de opiniões, mas sim de ideias que podem ser sustentadas por argumentos e conhecimentos disponíveis. Ensaios servem para falarmos sobre novas ideias e promovermos debates, convidando as pessoas ao exercício da reflexão, que pode resultar em mudanças nas posturas e atitudes, com foco na construção coletiva do bem-viver nos territórios. A estrutura dos ensaios é composta por introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Ensaios devem ter, no mínimo, 15 páginas e, no máximo, 40 páginas (sem contar referências).
Entrevistas
Publicamos entrevistas feitas com mestres de cultura popular, representantes de comunidades/territórios originários e tradicionais, e demais griôs (entre es quais consideramos: benzedeiras, parteiras, raizeires e erveires, lideranças de favela, periferia e subúrbio). A estrutura das entrevistas é composta por introdução (durante a qual se faz a apresentação da pessoa entrevistada) e desenvolvimento, com a transcrição das perguntas e respostas. Entrevistas devem ter, no mínimo, 5 páginas e, no máximo, 30 páginas. Ilustrações podem acompanhar a entrevista e, no caso de fotografias, é necessário a formalização da autorização para publicação por parte de todas as pessoas que aparecem na fotografia.
Resenhas
Publicamos resenhas das obras publicadas por autories que pertençam a povos e comunidades tradicionais. Obras afrodiaspóricas também são consideradas, desde que escritas a partir das epistemologias e cosmopercepções de matrizes originárias ou tradicionais. As resenhas devem ter entre 5 e 15 páginas.
Declaração de Direito Autoral
Para publicar na Cyêncyas e Tecnologyas Orygynáryas todes ês autories devem assinar a declaração de responsabilidade e de cessão de direitos autorais (modelo disponível aqui), concordando que:
1) Autories mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons tipo CC-BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e do local de publicação.
2) Autories têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e local da primeira publicação.
3) Autories têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.