Desenvolvimento De Políticas Públicas Com Participação Da Sociedade Na Perspectiva De Oscar Oszlak E Celso Furtado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51861/ded.2mv5.2.Mf.ndj.drn

Resumo

O argentino Oscar Oszlak e o brasileiro Celso Furtado certamente estão dentre os principais teóricos econômicos e sócio-políticos da América Latina, deixando uma vasta obra com contribuições importantes para diferentes questões específicas sobre esse território do continente e sobre seus países em específico. O presente artigo científico busca realizar uma abordagem voltada para as contribuições de ambos os teóricos dentro da arena da formulação e desenvolvimento de políticas públicas, dando ênfase para o aumento da participação da sociedade civil nas decisões dessa matéria e promovendo a construção de políticas púbicas mais justas, eficazes, e que sejam estabelecidas em prol das demandas e necessidades sociais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. Os resultados indicam pontos de convergência entre as obras dos autores no tocante ao sentido de políticas públicas e finalidade máxima do Estado em prol da sociedade (bem-estar social e atendimento às necessidades da população).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Messias Neto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando em Desenvolvimento Socieconômico no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socieconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor e História, docente do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Lider do Grupo de Pesquisa "História Econômica e Social de Santa Catarina".

Referências

CEPEDA, V.A. Celso Furtado E A Interpretação Do Subdesenvolvimento. Perspectivas, São Paulo, 28: 57-77, 2005.

CEPEDA, V.A. O pensamento político de Celso Furtado: desenvolvimento e democracia. Centro Celso Furtado, Especial para Gramsci e o Brasil, 2003. Disponível em <http://www.centrocelsofurtado.org.br/arquivos/image/201108311541490.CEPEDA_O_pensamento_político_de_CF.pdf> Acesso: jul. 2023.

MENDES, C. Celso Furtado: Fundação e Prospectiva do Desenvolvimento. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 48, no 1, 2005, pp. 7 a 20.

MENDES, C.C; TEIXEIRA, J.R. Desenvolvimento Econômico Brasileiro: Uma Releitura Das Contribuições De Celso Furtado. Desenvolvimento Econômico Brasileiro: Uma Releitura Das Contribuições De Celso Furtado, Brasília, out. 2004.

OSZLAK, O. Burocracia Estatal: Política Y Políticas Públicas. POSTData Revista de Reflexión y Análisis Político. Vol. XI, 2006, Abr: Buenos Aires, Argentina.

OSZLAK, O. Políticas públicas y capacidades estatales. Revista Forjando, 3(5), 2004.

OSZLAK, O. Políticas públicas y regímenes políticos: reflexiones a partir de algunas experiencias latinoamericanas. PISPAL (Programa de Investigaciones Sociales sobre Poblácion en America Latina). 1980. Recuperado de < https://repositorio.cedes.org/bitstream/123456789/3470/1/Est_c3,2.pdf> Acesso: jul. 2023.

OSZLAK, O; O'DONNELL, G. Estado y políticas estatales en América Latina: hacia una estrategia de investigación. Buenos Aires, Redes, vol. 2, núm. 4, 1995, pp. 99-128.

Downloads

Publicado

2025-09-14

Edição

Seção

Artigos