Desenvolvimento De Políticas Públicas Com Participação Da Sociedade Na Perspectiva De Oscar Oszlak E Celso Furtado

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51861/ded.2mv5.2.Mf.ndj.drn

Résumé

O argentino Oscar Oszlak e o brasileiro Celso Furtado certamente estão dentre os principais teóricos econômicos e sócio-políticos da América Latina, deixando uma vasta obra com contribuições importantes para diferentes questões específicas sobre esse território do continente e sobre seus países em específico. O presente artigo científico busca realizar uma abordagem voltada para as contribuições de ambos os teóricos dentro da arena da formulação e desenvolvimento de políticas públicas, dando ênfase para o aumento da participação da sociedade civil nas decisões dessa matéria e promovendo a construção de políticas púbicas mais justas, eficazes, e que sejam estabelecidas em prol das demandas e necessidades sociais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. Os resultados indicam pontos de convergência entre as obras dos autores no tocante ao sentido de políticas públicas e finalidade máxima do Estado em prol da sociedade (bem-estar social e atendimento às necessidades da população).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luiz Messias Neto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando em Desenvolvimento Socieconômico no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socieconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor e História, docente do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Lider do Grupo de Pesquisa "História Econômica e Social de Santa Catarina".

Références

CEPEDA, V.A. Celso Furtado E A Interpretação Do Subdesenvolvimento. Perspectivas, São Paulo, 28: 57-77, 2005.

CEPEDA, V.A. O pensamento político de Celso Furtado: desenvolvimento e democracia. Centro Celso Furtado, Especial para Gramsci e o Brasil, 2003. Disponível em <http://www.centrocelsofurtado.org.br/arquivos/image/201108311541490.CEPEDA_O_pensamento_político_de_CF.pdf> Acesso: jul. 2023.

MENDES, C. Celso Furtado: Fundação e Prospectiva do Desenvolvimento. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 48, no 1, 2005, pp. 7 a 20.

MENDES, C.C; TEIXEIRA, J.R. Desenvolvimento Econômico Brasileiro: Uma Releitura Das Contribuições De Celso Furtado. Desenvolvimento Econômico Brasileiro: Uma Releitura Das Contribuições De Celso Furtado, Brasília, out. 2004.

OSZLAK, O. Burocracia Estatal: Política Y Políticas Públicas. POSTData Revista de Reflexión y Análisis Político. Vol. XI, 2006, Abr: Buenos Aires, Argentina.

OSZLAK, O. Políticas públicas y capacidades estatales. Revista Forjando, 3(5), 2004.

OSZLAK, O. Políticas públicas y regímenes políticos: reflexiones a partir de algunas experiencias latinoamericanas. PISPAL (Programa de Investigaciones Sociales sobre Poblácion en America Latina). 1980. Recuperado de < https://repositorio.cedes.org/bitstream/123456789/3470/1/Est_c3,2.pdf> Acesso: jul. 2023.

OSZLAK, O; O'DONNELL, G. Estado y políticas estatales en América Latina: hacia una estrategia de investigación. Buenos Aires, Redes, vol. 2, núm. 4, 1995, pp. 99-128.

Téléchargements

Publiée

2025-09-14

Numéro

Rubrique

Artigos