Agricultura familiar e desenvolvimento rural: O Programa Nossa Empresa Rural (PNER) de São Francisco do Oeste, Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51861/ded.dmvqt.3.b6x

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a importância da dinâmica do Programa Municipal Nossa Empresa Rural - PNER no âmbito da agricultura familiar, no contexto territorial do Município de São Francisco do Oeste (RN). A hipótese é a de que o PNER tem contribuído para o desenvolvimento rural do município, desde sua implantação. Quanto a metodologia trata-se de um estudo caracterizado como exploratório e descritivo, e foi adotada uma abordagem mista, e a pesquisa foi conduzida, sob a forma de um estudo de caso. Para coleta dos dados foram aplicados questionários semiestruturados com perguntas fechadas junto aos beneficiários. Verificou-se que, o PNER se mostra pertinente, beneficiando a comunidade inserida no processo, e contribuindo para a consolidação da agricultura familiar no cenário das políticas públicas locais.

Biografia do Autor

Antonia Érica de Freitas Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Advogada. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN)

Vívian Menezes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN)

Downloads

Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Artigos