Agricultura familiar e desenvolvimento rural: O Programa Nossa Empresa Rural (PNER) de São Francisco do Oeste, Rio Grande do Norte

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51861/ded.dmvqt.3.b6x

Abstract

Esta pesquisa objetivou analisar a importância da dinâmica do Programa Municipal Nossa Empresa Rural - PNER no âmbito da agricultura familiar, no contexto territorial do Município de São Francisco do Oeste (RN). A hipótese é a de que o PNER tem contribuído para o desenvolvimento rural do município, desde sua implantação. Quanto a metodologia trata-se de um estudo caracterizado como exploratório e descritivo, e foi adotada uma abordagem mista, e a pesquisa foi conduzida, sob a forma de um estudo de caso. Para coleta dos dados foram aplicados questionários semiestruturados com perguntas fechadas junto aos beneficiários. Verificou-se que, o PNER se mostra pertinente, beneficiando a comunidade inserida no processo, e contribuindo para a consolidação da agricultura familiar no cenário das políticas públicas locais.

Autor/innen-Biografien

Antonia Érica de Freitas Morais MORAIS, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Advogada. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN)

Vívian Menezes da Silva SILVA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN)

Veröffentlicht

2025-03-08

Ausgabe

Rubrik

Artigos