Determinantes da insegurança alimentar em contextos urbanos: O Estado do Ceará em perspectiva

Autores/as

Resumen

Esse ensaio tem como objetivo identificar os determinantes da insegurança alimentar no Ceará. Utiliza-se, para isso, um modelo de regressão logística e dados da PNAD Contínua 2023. As variáveis mais relevantes para a segurança alimentar estão associadas à capacidade de geração de renda e, consequentemente, à aquisição de alimentos pelas famílias. Os grupos que apresentam grau mais elevado de insegurança alimentar correspondem aqueles com menores rendimentos, pessoas pretas, domicílios cuja pessoa de referência é mulher, e domicílios com presença de idosos.  O estudo aponta, ainda, para a importância das aposentadorias para garantir a segurança nutricional das famílias de menor renda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christiane Luci Bezerra Alves, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU) e do departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Meio Ambiente, Território, Trabalho e Sustentabilidade (MATTAS)

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU) e do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca)

Maria Josiell Nascimento da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Economia Aplicada - Esalq/USP.

Mestra em Economia Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural - PPGER/UFC

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Meio Ambiente, Território, Trabalho e Sustentabilidade (MATTAS)

Anderson da Silva Rodrigues, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU) e do departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pesquisador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Meio Ambiente, Território, Trabalho e Sustentabilidade (MATTAS)

Publicado

2025-06-16

Número

Sección

Artigos