Educação democrática, sem medo e sem mordaça
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i21.23508Resumo
Nesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, por
exemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A relexão vai se desdobrar
em discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileiro
têm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo no
Brasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidade
das encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadores
brasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes relexões sobre a propagação
do discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educação
aos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.
Palavras-chave: escola sem partido, controle ideológico, educação democrática.
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