A educação dos jovens Guarani e Kaiowá e sua utilização das redes sociais na luta por direitos.

Autores

  • Tonico Benites

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i2.2562

Resumo

Neste artigo, Tonico Benites, Ava Verá Arandú, indígena Guarani e Kaiowá, mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta os processos de educação indígena Guarani e Kaiowá e a luta política inédita dos jovens indígenas através da rede social Facebook, na busca da efetivação de seus direitos fundamentais no contexto contemporâneo. 
Passando pela descrição da organização social do povo Guarani e Kaiowá e de sua metodologia educativa fortalecida pela transmissão da ideia de pertencimento ao povo indígena, e pelo princípio da reciprocidade diária entre todos os seus membros, o autor expõe o processo em que se dá a manutenção, passagem e renovação do conhecimento entre os jovens e as lideranças idosas indígenas e sua mais recente conquista, o domínio e experimentação dos recursos tecnológicos em prol de suas lutas políticas. Leia mais.

Referências

Benites, Tonico. Mbo’e kuatia ñemoñe’ê ha japo kuatia ñe’ê (Fazendo o papel falar e produzindo sua fala). Monografia apresentada ao Curso Normal Superior – UEMS. 2003.

Benites, Tonico. A escola indígena na ótica dos Ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

Brand, Antonio. O impacto da perda da Terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: Os difíceis caminhos da palavra. Tese de doutorado apresentada ao Curso de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Porto Alegre, 1997.

Grunberg, Georg. “Por que os Guarani Kaiowá estão se matando?” In: Tempo e Presença, nº 37, 1991.

Montoya, Pe. Antonio Ruiz [1639]. Conquista espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape. Porto Alegre, Martins Livreiro Editor, 1985.

Melià, Bartomeu; Grunberg, Georg e Grünberg, Friedl. “Los Paî-Tavyterã: Etnografia guarani del Paraguai contemporâneo”. Suplemento Antropológico de la Revista del Ateneo Paraguayo, 9 (1-2), 1976.

Mura, Fabio. Habitações Kaiowá: Formas, propriedades técnicas e organização social. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGAS do Museu Nacional-UFRJ. Rio de Janeiro, UFRJ, 2000.

Susnik, Branislava. Etnohistoria de los Guaranies: epoca colonial. Los Aborígenes del Paraguay, Vol. II, Asunción, 1979-80.

Schaden, Egon. Aspectos fundamentais da cultura guarani. São Paulo, E.P.U./EDUSP, 1974 [1954].

Thomaz de Almeida, Rubem. O projeto Kaiowá-Ñandéva: uma experiência de etnodesenvolvimento junto aos Guarani-Kaiowá e Guarani-Ñandéva contemporâneos do Mato Grosso do Sul. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Rio de Janeiro, 1991.

Downloads

Publicado

21-10-2015

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE