A dinâmica intergeracional entre jovens e adultos em uma organização de trabalho cubana

Autores

  • Yoana Batista Jiménez

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i12.4529

Resumo

Este artigo explora o tema das relações intergeracionais no contexto organizacional cubano,
através da sistematização de uma experiência numa organização de trabalho cubana,
no campo da ciência. É usada a proposta metodológica de sistematização, de Oscar Jara
(1994). Apresentam-se e analisam-se as percepções intergeracionais de diferentes grupos e
identificam-se questões de conflito, nas quais os grupos de jovens e idosos são colocados em
posições extremas: integração versus adaptação passiva, desenvolvimento profissional versus
necessidades imediatas e flexibilidade versus rigidez. Finalmente, são valorizados os elementos
que podem afetar as características das relações entre grupos geracionais numa organização
de trabalho, com vistas a propor ações para a transformação.
Palavras-chave: sistematização, relações intergeracionais, juventude, organização de trabalho.

Referências

CASTILLA, C. Los jóvenes científicos y las instituciones de ciencia en Cuba: oportunidades y desafíos actuales. In: CASTILLA, C.; RODRÍGUEZ, C. L.; CRUZ, Y. (Org.). Cuadernos CIPS 2009. La Habana: Publicaciones Acuario, 2010. p. 231-239.

D ÁNGELO, O. et al. Diálogo Intergeneracional: más allá del conflicto. Investigaciones, retos y proyecciones sociales. 2009. Resultado de investigación. Grupo Creatividad para la Transformación Social – Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas, La Habana, 2009.

DOMÍNGUEZ, M. I. Las generaciones y la juventud: una reflexión sobre la sociedad cubana actual. 1994. Tesis (Doctorado en Sociología) – Universidad de La Habana, 1994.

DOMÍNGUEZ, M. I.; BRITO, Z.; FERNÁNDEZ, L.; CASTILLA, C. Lugar y papel de la juventud en la política científica nacional. 2005. Resultado de investigación. Grupo de estudios sobre juventud – Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas, La Habana, 2005.

DOMÍNGUEZ, M. I. Oportunidades y retos para la integración social de la adolescencia y la juventud en Cuba hoy. In: DOMÍNGUEZ, M. I. (Org.). Niñez, adolescencia y juventud en Cuba. Aportes para una comprensión social de su diversidad. La Habana: CIPS-UNICEF, 2010. p. 99-114.

DOMÍNGUEZ, L.; GINIEBRA, R. Proyectos profesionales y valores asociados al desempeño de la profesión en estudiantes de la Universidad de La Habana. Ponencia al Taller Internacional sobre Juventud 2012. La Habana: CIPS, 2012.

JARA, O. Para sistematizar experiencias: una propuesta teórica y práctica. San José, C.R.: Centro de estudios y publicaciones ALFORJA, 1994.

Downloads

Publicado

20-10-2016

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE