Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46237

Palavras-chave:

jogos, prática pedagógica, ensino fundamental, crianças

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico.

Biografia do Autor

Paula Mika Kasai, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atua na área da Educação.

Ivan Gimenes Lima, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil.

Doutorando da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Corporeidade e pedagogia do movimento da Faculdade de Educação Física na Universidade Metodista de Piracicaba. Atua na área da Educação Física escolar.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Livre docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Murcia, Espanha. Doutorado em Educação Física pela Unicamp. Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR. Atua na área da Educação Física escolar.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE - SEÇÃO TEMÁTICA:BRINCADEIRAS E CULTURA LÚDICA NAS INFÂNCIAS E JUVENTUDES LATINO-AMERICANAS