Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril
n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32
Publicado:
03-06-2022
Edição completa
PDF
PDF (Español (España))
EDITORIAL
Editorial
Adelaide Rezende de Souza, Daniela Finco, Renata Tomaz
09-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52813
TEMAS EM DESTAQUE - SEÇÃO TEMÁTICA:BRINCADEIRAS E CULTURA LÚDICA NAS INFÂNCIAS E JUVENTUDES LATINO-AMERICANAS
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
Aristeo Leite Filho, Lisandra Ogg Gomes, Rita Marisa Ribes Pereira
15-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46249
Abrir el juego. La juegoteca comunitaria como dispositivo para la formación docente
Analia Paola García, Marina Inés Visitini
33-50
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46286
“Memórias de Lucia”: as brincadeiras nos livros escolares do Maranhão na Primeira República
Rosyane de Moraes Martins Dutra
51-65
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46287
“Vem todo mundo! Vamos fazer a capoeira juntos!” relações de idade e gênero e cultura lúdica na Educação Infantil
Patrícia Dias Prado, Tatiana Renzo Fonseca
66-85
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46371
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
Paula Mika Kasai, Ivan Gimenes Lima, Elaine Prodócimo
86-104
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46237
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas
José Fernandes Pontes, Marco Antônio Soares Arruda, Luciano Silveira Coelho, Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
105-122
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46318
Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente
Fabricio de Souza, Bianca Becker, Ilka Dias Bichara
123-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46372
Brincar com (a) propriedade: crianças em movimentos de ocupação
Raissa Menezes de Oliveira, Antonádia Borges
139-155
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.45753
“Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
Beatriz Corsino Pérez, Estefani Peixinho de Souza
155-172
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46737
Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá – MA
Raylina Maila Coelho Silva, Hellen Silva Carneiro Ferreira, Layna Kariny Freire Madeira, Rosyane de Moraes Martins Dutra
173-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46295
O estado de erê como experiência lúdico-transformacional
Ana Maria de Oliveira Urpia, Leandro dos Santos Conceição
189-205
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46705
TEMAS EM DESTAQUE
Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
Mariane Falco
206-224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.47745
O uso das mídias móveis por crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Pelotas – RS
Marcos Roberto Silva De Souza, Giovana Fagundes Luczinski, Renata Cristina Rocha da Silva
225-241
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.49699
Infâncias patologizadas: um estudo epidemiológico sobre o fenômeno da medicalização infantil em Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza
Bruna Myrla Ribeiro Freire, Jurema Barros Dantas
242-265
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.43450
Narrativas em saúde: com a palavra, o irmão da pessoa com deficiência
Sumaia Midlej Pimentel Sá, Elaine Pedreira Rabinovich
266-279
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.43109
Singularidades do tornar-se etnógrafo a partir de uma etnografia com crianças indígenas
Luciano Silveira Coelho
280-297
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.44091
ESPAÇO ABERTO
Educação emancipatória, juventude e reforma do ensino médio
Maria Luiza Süssekind Verissimo, Fabio de Barros Pereira
298-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52601
RESENHAS
Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil, organizado por Lucia Rabello de Castro
Luciana Martins Quixadá
301-305
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.50670
South American childhoods: neoliberalisation and children’s rights since the 1990s, organizado por Ana Vergara del Solar, Valeria Llobet e Maria Letícia Nascimento
Bruna Breda
306-310
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52602
Robachicos: historia del secuestro infantil en México (1900-1960), por Susana Sosenski
María Laura Osta Vázquez
311-315
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52603
INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Levantamento Bibliográfico / Relevamiento Bibliográfico
Equipe Desidades
316-318
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52817
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Palavras-chave