Educação emancipatória, juventude e reforma do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52601

Palavras-chave:

democracia, reforma do ensino médio, educação, juventude, BNCC

Resumo

A entrevista traz à discussão aspectos importantes da atual reforma do ensino médio e como ela impacta a juventude brasileira. Indica-se uma mudança de perspectiva nos processos democráticos de construção de políticas educacionais que atinge, na verdade, todos os segmentos da educação. Aborda-se a questão acerca dos projetos de nação propostos e pensados por especialistas oriundos de grupos empresariais que tomaram lugar e espaço desde 2016 em detrimento de projetos construídos em articulação com a sociedade e suas instancias consultivas. Apresenta-se um breve histórico sobre a produção da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, seus desvios e meandros, bem como é abordado temas relevantes como gênero, racismo, movimentos sociais e os desafios da socioeducação.

Biografia do Autor

Maria Luiza Süssekind Verissimo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio, Departamento de Didática, Rio de Janeiro, Brasil

Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. Pesquisadora bolsista de produtividade pelo CNPq. Vice-presidente Sudeste da Nacional da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, atuando na diretoria e representação do Grupo de trabalho em Currículo desde 2013. Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPGEdu/UNIRIO, Brasil.

Fabio de Barros Pereira, Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, Brasil

 

Professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro desde 2005 e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Brasil, desde 2021. Mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil. Atualmente é professor de uma unidade escolar vinculada ao DEGASE – Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

ESPAÇO ABERTO