Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril

EDITORIAL

  • Editorial

    Adelaide Rezende de Souza, Daniela Finco, Renata Tomaz
    09-14
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52813

TEMAS SOBRESSALIENTES - SECCIÓN TEMÁTICA - JUEGOS Y CULTURA LÚDICA EN LAS INFANCIAS Y JUVENTUDES LATINOAMERICANAS

  • Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente

    Aristeo Leite Filho, Lisandra Ogg Gomes, Rita Marisa Ribes Pereira
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46249
  • Abrir el juego. La juegoteca comunitaria como dispositivo para la formación docente

    Analia Paola García, Marina Inés Visitini
    33-50
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46286
  • “Memórias de Lucia”: as brincadeiras nos livros escolares do Maranhão na Primeira República

    Rosyane de Moraes Martins Dutra
    51-65
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46287
  • “Vem todo mundo! Vamos fazer a capoeira juntos!” relações de idade e gênero e cultura lúdica na Educação Infantil

    Patrícia Dias Prado, Tatiana Renzo Fonseca
    66-85
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46371
  • Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque

    Paula Mika Kasai, Ivan Gimenes Lima, Elaine Prodócimo
    86-104
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46237
  • “Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas

    José Fernandes Pontes, Marco Antônio Soares Arruda, Luciano Silveira Coelho, Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
    105-122
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46318
  • Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente

    Fabricio de Souza, Bianca Becker, Ilka Dias Bichara
    123-138
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46372
  • Brincar com (a) propriedade: crianças em movimentos de ocupação

    Raissa Menezes de Oliveira, Antonádia Borges
    139-155
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.45753
  • “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas

    Beatriz Corsino Pérez, Estefani Peixinho de Souza
    155-172
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46737
  • Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá – MA

    Raylina Maila Coelho Silva, Hellen Silva Carneiro Ferreira, Layna Kariny Freire Madeira, Rosyane de Moraes Martins Dutra
    173-188
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46295
  • O estado de erê como experiência lúdico-transformacional

    Ana Maria de Oliveira Urpia, Leandro dos Santos Conceição
    189-205
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46705

TEMAS SOBRESALIENTES

ESPACIO ABIERTO

  • Educação emancipatória, juventude e reforma do ensino médio

    Maria Luiza Süssekind Verissimo, Fabio de Barros Pereira
    298-300
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52601

RESEÑAS

RELEVAMIENTO BIBLIOGRÁFICO

  • Levantamento Bibliográfico / Relevamiento Bibliográfico

    Equipe Desidades
    316-318
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52817