Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril
Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32
Publicado:
2022-06-03
Número completo
PDF (Português (Brasil))
PDF
EDITORIAL
Editorial
Adelaide Rezende de Souza, Daniela Finco, Renata Tomaz
09-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52813
TEMAS SOBRESSALIENTES - SECCIÓN TEMÁTICA - JUEGOS Y CULTURA LÚDICA EN LAS INFANCIAS Y JUVENTUDES LATINOAMERICANAS
Um convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente
Aristeo Leite Filho, Lisandra Ogg Gomes, Rita Marisa Ribes Pereira
15-32
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46249
Abrir el juego. La juegoteca comunitaria como dispositivo para la formación docente
Analia Paola García, Marina Inés Visitini
33-50
PDF
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46286
“Memórias de Lucia”: as brincadeiras nos livros escolares do Maranhão na Primeira República
Rosyane de Moraes Martins Dutra
51-65
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46287
“Vem todo mundo! Vamos fazer a capoeira juntos!” relações de idade e gênero e cultura lúdica na Educação Infantil
Patrícia Dias Prado, Tatiana Renzo Fonseca
66-85
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46371
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
Paula Mika Kasai, Ivan Gimenes Lima, Elaine Prodócimo
86-104
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46237
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas
José Fernandes Pontes, Marco Antônio Soares Arruda, Luciano Silveira Coelho, Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
105-122
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46318
Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente
Fabricio de Souza, Bianca Becker, Ilka Dias Bichara
123-138
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46372
Brincar com (a) propriedade: crianças em movimentos de ocupação
Raissa Menezes de Oliveira, Antonádia Borges
139-155
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.45753
“Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
Beatriz Corsino Pérez, Estefani Peixinho de Souza
155-172
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46737
Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá – MA
Raylina Maila Coelho Silva, Hellen Silva Carneiro Ferreira, Layna Kariny Freire Madeira, Rosyane de Moraes Martins Dutra
173-188
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46295
O estado de erê como experiência lúdico-transformacional
Ana Maria de Oliveira Urpia, Leandro dos Santos Conceição
189-205
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46705
TEMAS SOBRESALIENTES
Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade
Mariane Falco
206-224
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.47745
O uso das mídias móveis por crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Pelotas – RS
Marcos Roberto Silva De Souza, Giovana Fagundes Luczinski, Renata Cristina Rocha da Silva
225-241
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.49699
Infâncias patologizadas: um estudo epidemiológico sobre o fenômeno da medicalização infantil em Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza
Bruna Myrla Ribeiro Freire, Jurema Barros Dantas
242-265
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.43450
Narrativas em saúde: com a palavra, o irmão da pessoa com deficiência
Sumaia Midlej Pimentel Sá, Elaine Pedreira Rabinovich
266-279
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.43109
Singularidades do tornar-se etnógrafo a partir de uma etnografia com crianças indígenas
Luciano Silveira Coelho
280-297
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.44091
ESPACIO ABIERTO
Educação emancipatória, juventude e reforma do ensino médio
Maria Luiza Süssekind Verissimo, Fabio de Barros Pereira
298-300
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52601
RESEÑAS
Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil, organizado por Lucia Rabello de Castro
Luciana Martins Quixadá
301-305
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.50670
South American childhoods: neoliberalisation and children’s rights since the 1990s, organizado por Ana Vergara del Solar, Valeria Llobet e Maria Letícia Nascimento
Bruna Breda
306-310
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52602
Robachicos: historia del secuestro infantil en México (1900-1960), por Susana Sosenski
María Laura Osta Vázquez
311-315
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52603
RELEVAMIENTO BIBLIOGRÁFICO
Levantamento Bibliográfico / Relevamiento Bibliográfico
Equipe Desidades
316-318
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.52817
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Palabras clave