O estado de erê como experiência lúdico-transformacional

Autores

  • Ana Maria de Oliveira Urpia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Instituto de Psicologia Analítica, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1704-9287
  • Leandro dos Santos Conceição Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Licenciatura Interdisciplinar em Artes, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9958-272X

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46705

Palavras-chave:

“Estado de Erê”, “Arquétipo da criança”, “Experiência lúdico-transformacional, Saúde Psíquica.

Resumo

Este artigo pretende evocar, do interior do universo simbólico da arkhé negrobrasileira, a figura do erê para pensar o lúdico na saúde das comunidades negras e na clínica do adulto. Partindo da noção de experiência lúdica, em Cipriano Luckesi (2014), propõe pensarmos o estado de erê como uma experiência lúdico-transformacional. Compreendendo o lugar que este ocupa no campo religioso, analisa-o, porém, do ponto temas em destaque temas sobresalientes número 32 . ano/año 10 . jan - abr 2022 . 204 de vista psicológico. Assim, após fazer algumas considerações acerca do arquétipo da criança em Jung (2014) e Hillman (1998) e do estado de erê conforme descrito pela literatura e vivenciado pelo segundo autor do texto, babalorixá no Recôncavo da Bahia, sugere que o erê tem o potencial de: 1) mobilizar poderosas metamorfoses no estado de ser de quem está de erê; 2) facilitar a comunicação ego-self. O “erê”, enquanto símbolo, tem valor transformacional e pode, por meio do lúdico que encarna no adulto, diminuir a tensão de opostos e produzir saúde psíquica.

Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Urpia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Instituto de Psicologia Analítica, Bahia, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculada ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), integra o Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA), com período de estudo no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com José Machado Pais. Fez estágio de pós-doutorado no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (NEIM/UFBA), na linha de pesquisa Gênero, alteridades e desigualdade.

Leandro dos Santos Conceição, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Licenciatura Interdisciplinar em Artes, Bahia, Brasil

Léo de Xangô, Babálòrixá do Ilê axé okân Aganjú. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bahia, Brasil. Estudante do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB)

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Publicado

03-06-2022

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Seção

TEMAS EM DESTAQUE - SEÇÃO TEMÁTICA:BRINCADEIRAS E CULTURA LÚDICA NAS INFÂNCIAS E JUVENTUDES LATINO-AMERICANAS