Linguagem tecnológica e experiências na educação infantil: o engajamento em projetos e a construção de visibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.47745

Palavras-chave:

educação infantil, tecnologias, pedagogias participativas, documentação pedagógica, experiência

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre as experiências de crianças e adultos na educação infantil, situando as tecnologias como parte desses processos, com a devida valorização do protagonismo desses atores, conforme o compromisso ético com as concepções de criança, infância e educação. O estudo parte do referencial internacional sobre o tema e propõe uma articulação com as pedagogias participativas. Para isso, retoma tópicos dos estudos de autores como Vygotski e Dewey para compor a sustentação de uma análise de inspiração praxeológica. Que tipos de experiências na educação infantil escolar acolhem a exploração da tecnologia? De que modo as tecnologias viabilizam a construção de visibilidade ao protagonismo das crianças e comunicam aprendizagens significativas? Conclui-se que contextos escolares que acolhem as tecnologias de forma significativa tendem a expandir as possibilidades de relações no processo de construção de conhecimento tanto para as crianças quanto para os docentes.

Biografia do Autor

Mariane Falco, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, Brasil

Mariane Falco – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.              

 

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). Professora de Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI-FEUSP). E-mail: mfalco@usp.br; falcomariane@gmail.com

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4792013079486028  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0942-5668 

Referências

AMARO, M. M. S. Tecnologias na educação infantil. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/133898>. Acesso em: 25 ago. 2021.

ANJOS, C. I. dos. Tatear e desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis. 2015. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Maceió, 2015. Disponível: <http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1641>. Acesso em: 13 ago. 2021.

BERGAMASCO, E. C.; BERGAMASCO, L. C. C. A utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação infantil: avanços e desafios. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE 2013), 19., 2013, Campinas. Anais... Campinas: WIE, 2013. p. 329-339.

BITTENCOURT, M. I. G. F.; CALDAS, R. O. P. Brincando na era da tecnologia. Revista Polêmica, v. 22, n. 2, p. 2-8, 2007.

BRANDIMILLER, J. B. Exercícios do olhar: a fotografia na educação infantil. 2011. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Pedagogia da Arte) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 20, de 9 de dezembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.

BRITO, R. Estilos de mediação do uso de tecnologias digitais por crianças até aos 6 anos. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 8, n. 2, p. 21-46, 2018.

BROUGÈRE, G. A Criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Centage Learning, 1998. p. 19-32.

CASEY, J. M. Early literacy: the empowerment of technology. Englewood: Libraries Unlimited, 2000.

CORDES, C.; MILLER, E. Developmental risks: the hazards of computers in childhood. In: CORDES, C.; MILLER, E. (Ed.). Fool’s gold: a critical look at computers in childhood. New York: Alliance for Childhood, 2000, p. 19-42.

CORSARO, W. A. A reprodução interpretativa no brincar ao ‘faz-de-conta’ das crianças. Educação, Sociedade e Culturas, n. 17, p. 113-134, 2002.

COUTO, E. S. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 897-916, set./dez. 2013.

CUNHA; L. C.; FERREIRA, C. O. De fotografados a fotógrafos: experiências do PIBID pedagogia na educação infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 12., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba, 2015. p. 41237-41245.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

DAVOLI, M. Documentar processos, recollir traces. In: ALTIMIR, D. et al. (Org.) Documentar la vida dels infants a l’escola. Barcelona: Rosa Sensat, 2008. p. 13-23.

DEWEY, J. Democracia e educação. Lisboa: Platano Editora, 2007. (Original de 1916).

DEWEY, J. How we think. New York: Andesite Press, 2017. (Original de 1910).

DONOHUE, C. Technology in early childhood education: an exchange trend report. Child Care Information Exchange, Lincoln: Technology Trends, Nov./dec. 2003. p.17-20. Disponível em: https://www.childcareexchange.com/library/5015417.pdf Acesso em: 24 março 2022

DONOHUE, C. Exploring key issues in early childhood and technology: evolving perspectives and innovative approaches. London: Routledge, 2019.

EDWARDS, S. Post‐industrial play: understanding the relationship between traditional and converged forms of play in the early years. In: MARSH, J.; BURKE, A. Children's virtual play worlds: culture, learning, and participation. New York: Peter Lang, 2013. p.10-25.

FALCO, M. Por uma educação infantil mais inclusiva: a documentação pedagógica como abordagem para a educação de todas as crianças. 2020. 381 f. Tese (Doutorado em Educação, Linguagem e Psicologia) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2020. Disponível em:

<https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-05032021-115421>. Acesso em: 10 set. 2021.

FALCO, M. Intencionalidade e responsabilidade: a experiência em Dewey para a educação inclusiva. Revista Linhas Críticas, v. 27, e36898, 2021. Diponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36898 Acesso em: 06 abr. 2022.

FERNANDES, L. K.; CHAGAS-FERREIRA, J. F. Infância e tecnologia: um panorama metodológico das pesquisas qualitativas na área. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 6., 2017, Salamanca. Atas... Salamanca: CIAQ, 2017. p. 667-676. Disponível em: <http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1385>. Acesso em: 26 jan. 2018.

FOCHI, P. S. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do Observatório da Cultura Infantil-OBECI. 2019. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072019-131945/publico/PAULO_SERGIO_FOCHI_rev.pdf>. Acesso em: 11 set. 2021.

FOLQUE, M. A. Educação infantil, tecnologias e cultura. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano 9, n. 28, p. 8-11, 2011.

FRANCISCO, D. J.; SILVA, A. P. L. Criança e apropriação tecnológica: um estudo de caso mediado pelo uso do computador e do tablet. Holos, Natal, v. 6, p. 277-296, 2015. Disponível: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2702>. Acesso em: 25 mar. 2021.

GUERRA, M. Documentare e comunicare il lavoro educativo. Quaderni Gift: Genitorialità e Infanzia, Famiglie e Territorio, n. 19, p. 32-37, 2013.

HONG, S. B.; TREPANIER-STREET, M. Technology: a tool for knowledge construction in a Reggio Emilia inspired teacher education program. Early Childhood Education Journal, v. 32, n. 2, p. 87-94, 2004.

HOUSE, R. The inappropriateness of ICT in early childhood education: arguments from philosophy, pedagogy and developmental psychology. In: SUGGATE, S.; REESE, E. (Org.) Contemporary debates in childhood education and development. New York: Routledge, 2012. p. 105-121.

HOYUELOS, A. La estética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro/Rosa Sensat, 2006.

HOYUELOS, A. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro/Rosa Sensat, 2009.

LOPES, A. F; SANTOS, E. M. B. R.; FERREIRA, P. J. S.; BRITO, P. V. G. et al. O desafio das TICs na educação infantil. Revista Pandora Brasil, n. 34, p. 170-184, 2011.

MALAGUZZI, L. La educación infantil en Reggio Emilia. Barcelona: Octaedro/Rosa Sensat, 2001.

MARKLUND, L. Swedish preschool teachers’ perceptions about digital play in a workplace-learning context, Early Years, online, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09575146.2019.1658065>. Acesso em: 13 abr. 2021.

MATHIAS; L. U.; GONÇALVES, J. P. As tecnologias como agentes de mudança nas concepções de infância: desenvolvimento ou risco para as crianças? Horizontes, v. 35, n. 3, p. 162-174, set./dez. 2017.

NEW, R. S. Early literacy and developmentally appropriate practice. In: NEWMAN, S. B.; DICKINSON, D. K. (Ed.). Handbook of early literacy research. New York: Guilford, 2001. p. 245-262.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Prefácio. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Ed.). Modelos pedagógicos para a educação de infância: construindo uma práxis de participação. 4. ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 9-24.

PARETTE, H.; QUESENBERRY, A. C.; BLUM, C. Missing the boat with technology usage in early childhood settings: a 21st century view of developmentally appropriate practice. Early Childhood Education Journal, v. 37, n. 5, p. 335-343, 2010.

PARETTE, H. P.; BOECKMANN, N. M.; HOURCADE, J. J. Use of writing with symbols 2000 software to facilitate emergent literacy development. Early Childhood Education Journal, v. 36, n. 2, p. 161-170. 2010.

PINAZZA, M. A. John Dewey: inspirações para uma pedagogia da infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Org.) Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 65-94.

PINAZZA, M. A. Formação de profissionais de educação infantil em contextos integrados: informes de uma investigação-ação. 2014. 408 f. Tese (Livre-docência) –Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-01122014-155847/pt-br.php>. Acesso em: 12 abr. 2019.

PLOWMAN, L. Researching young children's everyday uses of technology in the family home. Interacting with Computers, v. 27, n. 1, p. 36-46, 2014.

PLUMB, M; KAUTZ, K. Barriers to the integration of information technology within early childhood education and care organisations: a review of the literature. In: AUSTRALASIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, 2015, Adelaide. Proceedings... Adelaide, Australia, 2015. p. 1-14.

RINALDI, C. In dialogue with Reggio Emilia: listening, researching and learning. London: Routledge, 2006.

ROSEN, D.; HAUGLAND, S.; JARUSZEWICZ, C. Developmentally appropriate practice and technology literacy of young learners. In: SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY AND TEACHER EDUCATION INTERNATIONAL CONFERENCE, 2007, Santo Antonio. Proceedings…, Santo Antonio: Association for the Advancement of Computing in Education, 2007. p. 2754-2757.

SANTOS, G.; MAIA, G. M. O. Imagens que visibilizam as infâncias: a linguagem fotográfica na educação infantil. Ponto-e-Vírgula n. 28, p. 42-57, 2020.

SILVA, A. T. A infância e o brincar na era tecnológica: a escola em questão. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (ENDIPE XVI), 2012, Campinas. Anais. Campinas: Unicamp, 2012.

SINGER, D. G.; SINGER, J. L. Imaginação e jogos na era eletrônica. São Paulo: Artmed, 2007.

SOBRAL, J. Criança, mídia e educação: uma relação que começa no contexto doméstico com a mediação familiar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON), 6., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: ESPM, 2018. p. 1-14. Disponível em: <https://anais-comunicon2018.espm.br/GTs/GTPOS/GT8/GT08_SOBRAL.pdf>. Acesso em: 24 março 2022.

VYGOTSKI, L. S. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, n. 8, p. 23-36, 2008. (Original de 1966).

VYGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2019. (Original de 1930).

WALTERS, K. Capture the moment: using digital photography in early childhood settings. Research in Practice Series. Early Childhood Australia, v. 13, n. 4, p. 1-22, 2006.

WOHLWEND, K. A is for Avatar: young children in literacy 2.0 worlds and literacy 1.0 schools. Language Arts, v. 88, n. 2, p. 144‐152, 2010.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE