Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53020

Palavras-chave:

indígena, quilombola, ação afirmativa, decolonialidade

Resumo

As ações afirmativas modificaram a estrutura do Ensino Superior Brasileiro, promovendo o acesso de populações historicamente privadas desse espaço. Neste artigo, objetivamos analisar as experiências de estudantes cotistas de graduação indígenas e quilombolas da universidade em estudo. Os sujeitos de pesquisa também são autores e autoras. Dessa maneira, quatro estudantes indígenas e quatro estudantes quilombolas com paridade de gênero participaram de rodas de conversas sobre suas experiências e desafios no Ensino Superior. Foi identificado que os editais específicos de ações afirmativas são importantes formas de acesso. Porém ainda se observa que estudantes e professores da universidade em estudo reproduzem preconceitos e práticas de discriminação contra indígenas e quilombolas. Apesar dessas lógicas, os estudantes cotistas resistem a essas práticas, apontando a importância de ocupar a universidade com suas trajetórias de luta, seus corpos e suas vozes de resistência.

Biografia do Autor

Antonio Ailton de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará

Sociologo (UNILAB), Mestre e Doutorando em Psicologia (UFC). Membro e Pesquisador da Rede de Estudos e Afrontamentos as Pobrezas, Discriminações e Resistências.

James Ferreira Moura Jr., Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

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Publicado

31-03-2023

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: JUVENTUDES INDÍGENAS E NEGRAS NA AL: CONSTRUÇÃO DE FORMAS DE VIVER A PARTIR DA EDUCAÇÃO E TRABALHO