n. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre

					Visualizar n. 34 (2022): Setembro/Septiembre - Dezembro/Deciembre
Juventudes indígenas e negras na América Latina: Construção de formas de viver a partir dos campos da educação e do trabalho / Juventudes indígenas y negras en América Latina: construcción de formas de vivir a partir de los campos de la educación y del trabajo
Publicado: 31-03-2023

EDITORIAL

  • Editorial

    Felipe Grisolia, Jaileila de Araújo Menezes, Lúcia Isabel da Conceição Silva, Macarena Ossola
    08-19
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.57206

SEÇÃO TEMÁTICA: JUVENTUDES INDÍGENAS E NEGRAS NA AL: CONSTRUÇÃO DE FORMAS DE VIVER A PARTIR DA EDUCAÇÃO E TRABALHO

  • Disparadas juvenis: a experiência cearense da Escola Alan Pinho Tabosa com juventude negra, pobre, escolarizada e comprometida

    Talita Feitosa de Moisés Queiroz, Verônica Salgueiro do Nascimento
    20-35
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53511
  • A urgência do letramento racial e do antirracismo na educação brasileira

    Julia Oliveira Moraes
    36-52
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53507
  • Juventudes negras de escolas públicas de periferias de Fortaleza: narrativas e re-existência frente ao racismo

    Raimundo Cirilo de Sousa Neto, Larissa Ferreira Nunes, Mayara Ruth Nishiyama Soares, Carla Jéssica de Araújo Gomes, Lara Thayse de Lima Gonçalves, Ingrid Rabelo Freitas, João Paulo Pereira Barros, Luciana Lobo Miranda
    53-72
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53010
  • La Escuela Karaí Nhe´e Katu como productora de sentidos para los jóvenes Mbya Guarani, desde las voces del cacique y algunos profesores

    María Rosa Wetzel
    73-89
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53113
  • Jóvenes indígenas y educación superior en Querétaro: claves para la inclusión educativa

    Pablo José Concepción Valverde
    90-105
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.52961
  • Ocupação decolonial por estudantes indígenas e quilombolas nas ações afirmativas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Ceará

    Antonio Ailton de Sousa Lima, Francisco Gleidison Lima, Gabriela Silvestre de Castro, Merremii Karão Jaguaribara, Davi Jerry Alves Melo, José Freires Nascimento Neto, Ana Maria Eugenio da Silva, Francisca Marleide Nascimento, Lauriane de Castro Nascimento, James Ferreira Moura Jr.
    106-124
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53020
  • Quando uma ideia nos toma o mundo: reflexões sobre juventude, raça e trabalho no Brasil pandêmico

    Miguel de Sousa Lacerda Neto, Sergio Dias Guimarães Junior, Bruno Alves de França
    125-140
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53524
  • La migración como expectativa laboral de la juventud afromexicana de la Costa Chica Oaxaqueña

    Alejandra A. Ramírez López, Belem Quezada Díaz
    141-156
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.52989
  • Educación, trabajo y maternidad entre mujeres wichí. Un estudio intergeneracional (Salta, Argentina)

    María Macarena Ossola, Noelia Daniela Di Pietro, Gonzalo Víctor Humberto Soriano
    157-174
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53588
  • Juventudes indígenas y trabajo: entre intercambios comunitarios y de discriminación racial en las urbes

    Annaliesse Hurtado Guzmán
    175-188
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53016

TEMAS EM DESTAQUE

  • Como as crianças avaliam suas vidas? Um estudo sobre o bem-estar subjetivo (Portugal).

    Paulo Delgado, João M. S. Carvalho
    189-206
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.44473
  • A contribuição do trabalho das crianças para a economia de Catingueira - PB

    Antonio Luiz da Silva, Flávia Ferreira Pires, Herculano Ricardo Campos
    207-218
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.10380
  • Infâncias violadas e as vulnerabilidades na violência sexual infantil: uma revisão integrativa

    Renata Cristina Alves da Rocha, Caroline Filla Rosaneli, Eliane Freire Rodrigues de Souza De Carli, Mario Antonio Sanches
    219-238
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.48011
  • Protagonismo feminino no ato infracional: o perfil das adolescentes em uma unidade de medidas socioeducativas de Joinville/SC

    Silvana Rocha Walz, Luciana Caroline Gerent
    239-255
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.46056

ESPAÇO ABERTO

  • La irrupción de las derechas en las organizaciones juveniles latinoamericanas

    Carlos René Unda Lara, Carla Daniela Rosales
    256-265
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.57232

RESENHAS

INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

  • Levantamento bibliográfico/Relevamiento bibliografico

    Equipe Desidades
    277-278
    DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.57721