Disparadas juvenis: a experiência cearense da Escola Alan Pinho Tabosa com juventude negra, pobre, escolarizada e comprometida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53511

Palavras-chave:

juventudes, escola pública, aprendizagem cooperativa e solidária, compromisso social

Resumo

Frente aos desafios de sobrevivência de juventudes negras, femininas e periféricas, a escola passou a ocupar papel decisivo no rumo possível a esses jovens. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, constituída pela ação de jovens do Movimento Prece, jovens da Universidade Federal do Ceará e jovens da rede pública de educação cearense. Adotou-se abordagem qualitativa e participativa. Para coleta dos dados foram feitas duas entrevistas com professores, aplicação de 160 questionários com estudantes egressos e três grupos de discussão. Utilizou-se a triangulação de métodos para análise dos dados. Como resultado identificou-se a importância da construção do ciclo de ingresso, permanência e retorno do ensino superior dessa juventude sobrevivente, tecendo uma rede de proteção em contexto de violação de direitos, possibilitando a ocupação de espaços que ocasionam transformação social.

Biografia do Autor

Talita Feitosa de Moisés Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestra em Avaliação de Políticas Públicas Universidade Federal do Ceará (2022). Especialista em Gestão de Pessoas pela Uninassau (2017). Especialista em Coach e Psicologia Positiva. Membro Associada do Instituto Coração de Estudante e Movimento PRECE (Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas). Formadora em Aprendizagem Cooperativa Solidária. Tem experiência na área de Psicologia Social, comunitária e educacional.

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

psicóloga, possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Pós-Doutorado no programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).Tem experiência na área de Psicologia Social e Educação, com ênfase nos estudos sobre Juventudes, Escola, Cultura de Paz, Bem Viver e Felicidade Pública. É professora da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Estudos Interdisciplinares. Curso de Gestão de Políticas Públicas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará. Participa do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS). Coordena O projeto de extensão Grupo de Estudos e Ações Paulo Freire. Possui Especialização em Escrita e Criação UNIFOR (2021).

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Publicado

31-03-2023

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: JUVENTUDES INDÍGENAS E NEGRAS NA AL: CONSTRUÇÃO DE FORMAS DE VIVER A PARTIR DA EDUCAÇÃO E TRABALHO