O uso de narrativas literárias na prática de avaliação psicológica infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.vi36.53381

Palavras-chave:

avaliação psicológica, psicologia infantil, literatura infantil, leitura, psicodiagnóstico

Resumo

RESUMO

O presente artigo estuda maneiras de integrar a literatura infantil na avaliação psicológica, dada a prerrogativa, prevista em resolução (09/2018), de o psicólogo se utilizar de fontes complementares no referido processo. Mediante as obras consultadas, reuniram-se achados interessantes que sugerem a multiplicidade de benefícios proporcionados pelas narrativas orais e escritas à API, cada qual com suas especificidades destacadas. O material aqui exposto é capaz de contribuir em todas as fases da avaliação, desde o estabelecimento do rapport até as etapas conclusivas. No decorrer do processo, o uso da literatura ajudará a identificar o grau de desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais com maior acurácia, visto que ela trabalha diretamente com tais variáveis, ao mesmo passo em que amplia o repertório simbólico da criança, fornecendo-lhe novas formas de expressão. Neste texto, encontrar-se-ão instruções práticas ao psicólogo que deseje se aprimorar no trabalho com crianças a partir da ferramenta proposta, tão valiosa ao crescimento intra e interpessoal.

Palavras-chave: Avaliação Psicológica Infantil (API), fontes complementares, literatura infantil, leitura compartilhada

ABSTRACT

The present article studies ways to integrate children's literature in psychological assessment, given the prerogative, provided by resolution (09/2018), for the psychologist to use complementary sources in that process. Through the consulted works, interesting findings were gathered that suggest the multiplicity of benefits provided by oral and written narratives to the CPA, each with its highlighted specificities. The material presented here is capable of contributing to all phases of the evaluation, from the establishment of the rapport to the concluding stages. During the process, the use of literature will help identify the degree of development of cognitive and socioemotional skills more accurately, since it works directly with these variables, while expanding the child's symbolic repertoire, providing new ways of expression. In this text, there will be found practical instructions for psychologists who wish to improve their work with children using this tool, so valuable to intra and interpersonal growth.

Keywords: Child Psychological Assessment (CPA), complementary sources, children's literature, shared reading

 

RESUMEN

El presente artículo estudia las formas de integrar la literatura infantil en la evaluación psicológica, dada la prerrogativa, proporcionada por la resolución (09/2018), para que el psicólogo utilice fuentes complementarias en ese proceso. A través de los trabajos consultados, se recogieron interesantes hallazgos que sugieren la multiplicidad de beneficios que aportan las narraciones orales y escritas a la EPI, cada una con sus especificidades destacadas. El material aquí expuesto es capaz de contribuir a todas las fases de la evaluación, desde el establecimiento del rapport hasta las etapas conclusivas. Durante el proceso, el uso de la literatura ayudará a identificar el grado de desarrollo de las habilidades cognitivas y socioemocionales con mayor precisión, ya que trabaja directamente con dichas variables, a la vez que amplía el repertorio simbólico del niño, proporcionándole nuevas formas de expresión. En este texto se encontrarán instrucciones prácticas para los psicólogos que deseen mejorar su trabajo con los niños utilizando la herramienta propuesta, tan valiosa para el crecimiento intra y interpersonal.

Palabras clave: Evaluación Psicológica Infantil (EPI), fuentes complementarias, literatura infantil, lectura compartida

 

Biografia do Autor

Raquel Donegá de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Língua Portuguesa, Graduanda de Psicologia, UFF

Nayara Mesquita Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Psicologia, UFF

Laura Ximenes Macedo, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Psicologia, UFF

Juliana Alves Garcia da Roza, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Psicologia, UFF

Larissa Heckert da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Psicologia

Mara Sizino da Victoria, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), prof.ª adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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26-10-2023

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TEMAS EM DESTAQUE