A Autolesão Não Suicida: uma revisão de literatura e a defesa da descolonização do termo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i37.58674

Palavras-chave:

autolesão não suicida, descolonização, Psicologia Crítica, Psicologia Escolar

Resumo

Este artigo aborda as diferentes nomenclaturas utilizadas na literatura científica brasileira sobre o fenômeno da Autolesão Não Suicida (ALNS). Realizou-se uma revisão da literatura nas principais plataformas científicas brasileiras, analisando-se os dados a fim de formar um corpo de conhecimento sobre o assunto a partir do referencial teórico da Psicologia da Libertação de Martín Baró e da visão crítica sobre psicopatologia, de Tomas Szasz e Prilleltensky. Concluiu-se que há uma predominância na área da saúde para produção de conhecimento sobre o assunto, quando comparado às outras áreas de produção científica. Por fim, percebeu-se uma grande variedade de termos utilizados para se referir à ALNS, o que dificulta a caracterização e delineamento do fenômeno. Considerou-se que, pelo fenômeno ocorrer predominantemente com crianças e jovens, há uma carência de produções que objetivem ações práticas, sobretudo dentro da comunidade escolar, principal contexto dessa faixa etária.

Biografia do Autor

Laura Lorenzetti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestra (2021) e Doutoranda (bolsista FAPESP) em Psicologia: Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa – Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação (www.gep-inpsi.org).

Julia Silbiger, Pontifícia Universidade de Campinas

Mestranda em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com bolsa CAPES 1. Membro do Grupo de Pesquisa – Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação (www.gep-inpsi.org).

Raquel Souza Lobo Guzzo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Titular da PUC-Campinas. Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento pela USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa – Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação.

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Publicado

25-03-2024