Ação política e intencionalidade formativa na participação das crianças no Movimento Sem Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i37.62038

Palavras-chave:

Infância, Movimentos Sociais, Participação Infantil, Ator Político, Relações Intergeracionais

Resumo

O presente artigo busca analisar a participação das crianças no Movimento Sem Terra, de forma a discutir sua condição de ator político, a partir da discussão de três eventos voltados para a organização e formação política das crianças Sem Terrinha. Tem-se em vista apreender a singularidade das ações políticas infantis, suas linguagens, entendendo que tais ações ocorrem no interior de relações intergeracionais de poder entre adultos e crianças do movimento social. Verificou-se que as crianças, ao longo do processo de ação e formação política, demandam do movimento social a construção de experiências formativas identificadas com suas linguagens, bem como sua participação na coordenação e nos processos decisórios do movimento social.


Biografia do Autor

Fábio Accardo Freitas, Faculdade de Educação, Unicamp – Campinas, Brasil

Mestre em Educação pela Unicamp e doutor em Educação pela UFMG. Realiza pesquisa no campo dos Estudos da Infância, nos temas: experiência infantil, culturas infantis e participação política de crianças em movimentos sociais na América Latina.

Maria Cristina Soares de Gouvea, Faculdade de Educação, UFMG – Belo Horizonte, Brasil

Pesquisadora do NEPEI-FaE-UFMG. Publicou diversos artigos de pesquisa e livros abordando temas como história da educação, história da infância, estudos da infância, crianças e espaços urbanos, crianças e movimentos sociais.

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Publicado

25-03-2024