Labirintos do Novo Ensino Médio
a experiência da reforma e expectativa de futuro dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v1i40.63675Palavras-chave:
reformas educacionais, Novo Ensino Médio, estudantes, laço social, expectativa de futuroResumo
Este artigo busca refletir sobre as mudanças e impactos na escolarização da juventude brasileira a partir do Novo do Ensino Médio. Além de uma revisão do contexto histórico da proposta da reforma e da sua implementação, o estudo propõe uma discussão crítica acerca da reforma do Ensino Médio sob a perspectiva do jovem estudante da rede pública de ensino. Apresentamos, de forma geral, a opinião de 503 estudantes, matriculados no Ensino Médio em escola pública, sobre o Novo Ensino Médio, a expectativa de futuro e a convivência escolar. A pesquisa revelou que os estudantes não reconhecem mudanças práticas no Novo Ensino Médio para sua formação. No entanto, continua sendo prevalente entre os estudantes a expectativa de que a instituição escolar cumpra seu papel de uma preparação para o futuro.
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