Reintegração familiar e acolhimento

(in)decisões judiciais e Psicologia Jurídica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i41.65116

Palavras-chave:

Família, Infância, Juventude, psicologia forense, criança acolhida

Resumo

Na Lei 12010/2009 (Brasil, 1990) define-se que o Estado deve priorizar a manutenção das crianças e adolescentes em suas famílias de origem e o acolhimento institucional, aplicado de forma excepcional. Desse modo, o objetivo deste trabalho é entender a atuação da Psicologia nas demandas que envolvem a reintegração das crianças e adolescentes acolhidos às suas famílias. O recurso metodológico utilizado foi a análise de julgados, a partir da busca das palavras-chave “reintegração familiar” e “reinserção familiar” no site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, totalizando 18 decisões analisadas. Percebe-se que os documentos elaborados foram considerados para subsidiar as decisões. Além disso, foi possível observar um esforço das equipes envolvidas para que a reintegração fosse realizada. Por fim, notou-se que a motivação e o engajamento das famílias foram fundamentais para o deferimento do processo.

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Biografia do Autor

Ana de Araújo Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como bolsista e como voluntária de iniciação científica em pesquisa vinculada ao Laboratório de Psicologia Social Jurídica do Departamento de Psicologia da UFMG.

Laura Ferro Bento, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou como bolsista e voluntária de iniciação científica do Laboratório de Psicologia Social e Jurídica da UFMG. Mestranda em Psicologia: Cognição e Comportamento pela UFMG.

Rúbia Gonçalves dos Anjos , Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou como bolsista e voluntária de iniciação científica do Laboratirio de Psicologia Social e Jurídica da UFMG. Atuou como estagiária no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Laura Cristina Eiras Coelho Soares , Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ).

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13-06-2025

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TEMAS EM DESTAQUE