O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças

Autores/as

  • Thiago Bogossian Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i15.11600

Resumen

O trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suas
contribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito de
questões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre os
métodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No caso
da pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográfico
para a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncios
elaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que as
educadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão,
da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil de
modo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.
Palavras-chave: relações de gênero, etnografia com crianças, Educação Infantil, gênero na infância

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Publicado

2017-07-14

Número

Sección

TEMAS SOBRESALIENTES