A escola precisa conversar com a cidade

Autores/as

  • Paula Uglione Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Giselle Arteiro Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i15.11854

Resumen

A arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação da
aprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitos
envolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. A
ressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outra
dimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outro
olhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços de
convivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integração
da escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.
Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação.

Publicado

2017-08-03

Número

Sección

ESPACIO ABIERTO