O habitar das infâncias na cidade: territórios educativos como uma forma de resistência
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i28.40425Resumen
Este artigo propõe uma discussão acerca da criança como sujeito de direitos a partir de suas experiências espaciais e seu habitar na cidade. Ao pensar a criança como co-construtora desses territórios educativos, dá visibilidade a sujeitos que geralmente não têm oportunidades de opinião e participação em políticas públicas, em uma concepção das infâncias como cidadania crítica. Pretende-se valorizar a participação social como ação de enfrentamento para a retomada saudável das aulas e do espaço público, em espaços de aprendizagem outros que reconheçam a potência educativa da cidade. Com o Mapeamento Afetivo da cidade do Rio de Janeiro, os estudantes das escolas municipais descreveram os seus percursos casa-escola em diferentes contextos urbanos, além dos seus desejos para a cidade e o seu futuro. Pretende-se contribuir para a construção coletiva e compartilhada de subsídios ao plano de desenvolvimento sustentável - PDS conduzido pela casa aivil - Prefeitura do Rio de Janeiro.
Citas
AZEVEDO, G. A. N. Diálogos entre Arquitetura, Cidade e Infância: Territórios educativos em ação. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ/Paisagens Híbridas, 2019.
AZEVEDO, G. A. N.; TÂNGARI, V.; RHEINGANTZ, P. A. Do espaço escolar ao território educativo: A conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016.
AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A; COSTA, R. N. Educação integral e território educativo: diálogos possíveis em um coletivo complexo. In: AZEVEDO, G. A. N.; TÂNGARI, V. R.; RHEINGANTZ, P. A. (org.). Do espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ, 2016, p.17-27.
AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A., TÂNGARI, V. R. (org.). O lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços livres: Uso, Forma, Apropriação. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ, 2011.
FISCHER, G. N. Psicologia social do ambiente. Lisboa: Instituto Piaget – Sociedade Industrial Gráfica Ltda, 1994.
FLANDES, A. A escola e seu território educativo: estudo de caso na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
FREIRE, P. Política e Educação: Ensaios, 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001
LATOUR, B. Imaginar gestos que barrem o retorno da produção pré-crise. Texto publicado originalmente no site do A.O.C. Tradução de Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro. Disponível em: http//aoc.media Acesso em: 29 mar. 2020.
LIMA, M. A Cidade e a Criança. São Paulo: Nobel, 1989.
SANTOS, B. de S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Grupo Almedina, 2020.
SARMENTO, M. J. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Revista Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 232-240, maio/ago. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/31317. Acesso em: 4 set. 2020.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, N.; TOMÁS, C. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade e Culturas, n. 25, p.183-206, 2007. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC25/ManuelJacintoSarmento.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
SCHLEE, M.; NUNES, J.; REGO, A.; RHEINGANTZ, P. A.; DIAS. M. A.; TÂNGARI, V. R. Sistema de Espaços Livres nas Cidades Brasileiras – um debate conceitual. Revista Paisagem e Ambiente – Ensaios. n. 26, p. 225-247, 2009. Disponível em: www.revistas.usp.br. Acesso em: 10 set. 2020.
TONUCCI, F. La Ciudad de los Niños. Barcelona, 1996.
TONUCCI, F. A criança como paradigma de uma cidade para todos. Plataforma Cidades Educadoras, 2018. Disponível em: https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2018/08/26/francesco-tonucci-a-crianca-comoparadigma-de-uma-cidade-para-todos/. Acesso em: 06 set. 2020.
VIDAL, R. A cidade e seu território através do ordenamento urbano em Santiago do Chile. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História, v. 14, p. 183-215, 1997. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/11241. Acesso em: 30 ago. 2020
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todo el contenido de la Revista está licenciado sobre la Licencia Creative Commons BY NCND 4.0.