Reflexões sobre promoção de saúde na escola: invenções e possibilidades de uma extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i31.43839Palabras clave:
vestibular, escola, promoção de saúde oficinaResumen
O processo de entrada no ensino superior no Brasil, conhecido como vestibular, é socialmente encarado como etapa essencial para a inserção dos jovens na vida adulta, sendo capaz de gerar grande impacto na saúde dos estudantes que se preparam para tal. O presente artigo discute a respeito de uma concepção de saúde e seu vínculo com a experiência educacional, abordando vivências de um Projeto de Extensão em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, realizado em um colégio federal em Niterói-RJ com estudantes vestibulandos. A partir deste trabalho, buscou-se que os alunos se sentissem estimulados a pensar sobre o processo que vivenciavam, tomando a oficina e o grupo como dispositivos para a promoção de saúde na escola. O percurso do projeto contribuiu para o entendimento de que o coletivo opera, de fato, transformações no singular, possibilitando a construção de estratégias de enfrentamento e a potencialização desses jovens diante do processo vivenciado.
Citas
AFONSO, M. L. M.. Oficinas em dinâmicas de grupo: um método de intervenção psicossocial In: AFONSO, M. L. M.. Oficinas em dinâmicas de grupo: um método de intervenção psicossocial. 3. ed. Belo Horizonte: Artesã, p. 9-61, 2018.
AGUIAR, K. F.; ROCHA, M. L.. Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análise. Psicol. Cienc. Prof., Brasília, v. 27, n. 4, p. 648-663, dez. 2007.
BERNARDES, A. G.; PELLICCIOLI, E. C.; GUARESCHI, N. M. F.. Trabalho e produção de saúde: práticas de liberdade e formas de governamentalidade. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 05-13, abr. 2010.
BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/. Acesso em 29 março de 2017.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola. Cadernos de Atenção Básica. Brasília, 2009. 96p.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 533-535, 2002b.
D'AVILA, G. T.; SOARES, D. H. P. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na “cena da prova”. Rev. Bras. Orientac. Prof., Ribeirão Preto, v. 4, n. 1-2, p. 105-116, dez. 2003.
DAOLIO, C. C.; NEUFELD, C. B.. Intervenção para stress e ansiedade em pré-vestibulandos: estudo piloto. Rev. Bras. Orientac. Prof., Florianópolis , v. 18, n. 2, p. 129-140, dez. 2017.
DELEUZE, G. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.
FOUCAULT, M.; DELEUZE, G.. Os intelectuais e o poder: Conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze [1972]. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979
HAMANN, B. et al. Práticas educativas para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 197, ago. 2019.
MALITO, D. Juventude, Pão e Sonho. 1ª edição. Rio de Janeiro: Pachamama, 2016.
MELSERT, A. L. M.; BICALHO, P. P. G. Desencontros entre uma prática crítica em psicologia e concepções tradicionais em educação. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 16, n. 1, p. 153-160, jun. 2012.
PAGGIARO, P. B. S.; CALAIS, S. L. Estresse e escolha profissional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínic., São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 97-105, dez. 2009.
PASSOS, E. Quando o grupo é afirmação de um paradoxo. In: BARROS, R. D. B. (Org.) Grupos: afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina/ Editora da UFRGS, 2007. pp.11-19.
ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F.. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicol. Cienc. Prof., Brasília, v. 23, n. 4, p. 64-73, dez. 2003.
RODRIGUES, D. G.; PELISOLI, C.. Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Rev. Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 35, n. 5, p. 171-177, 2008.
ROSSI, A.; PASSOS, E.. Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Rev. Epos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 156-181, jun. 2014.
SANTOS, F. S. et al. Estresse em Estudantes de Cursos Preparatórios e de Graduação em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 194-200, jun. 2017 .
SCHONHOFEN, F. L. et al. Transtorno de ansiedade generalizada entre estudantes de cursos de pré-vestibular. J. Bras. Psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 69, n. 3, p. 179-186, jul. 2020.
SOARES, A. B.; MARTINS, J. S. R.. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 20, n. 45, p. 57-62, abr. 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todo el contenido de la Revista está licenciado sobre la Licencia Creative Commons BY NCND 4.0.