Feminismo teen e youtubers: feminismo na adolescência em tempos de redes sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i31.44425

Palabras clave:

juventude, feminismo, redes sociais, YouTube

Resumen

Este trabalho tem como objetivo investigar o modo como as motivações, práticas e experiências de adolescentes auto identificadas como feministas são impactadas pelas redes sociais.  A partir da realização de entrevistas semiestruturadas, foram identificadas quais seriam as fontes privilegiadas, na internet (redes sociais, YOUTUBE), de formação feminista das adolescentes e foi investigado de que modo tais redes sociais, por meio de influenciadoras digitais, impactaram o processo de formação feminista das meninas. O trabalho conclui que as redes sociais, articuladas a experiências na escola, na família, na ampliação da rede de afetos (namoro e amizade) e na igreja, tem delineado uma “feminização da cultura”, um longo processo histórico de mudança cultural no qual o respeito ao feminino, à dignidade humana e à diferença são valores centrais. 

Biografía del autor/a

Ana Carolina Vila Ramos Santos, Professora EBTT de Sociologia do IFSP

Doutora em Sociologia pela UNICAMP (2013), Mestre em Sociologia pela UNICAMP (2008) e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia Ambiental, Pensamento social brasileiro e Sociologia Rural. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo-Pirituba e desenvolve pesquisas que refletem as relações entre juventude, feminismo e periferia. 

Publicado

2022-02-04