As crianças e seus mil dias: articulações entre saúde e educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i31.46065

Palabras clave:

primeira infância, desenvolvimento infantil, marco legal da primeira infância, atenção à saúde, Educação Infantil

Resumen

Este artigo se propõe a estabelecer um diálogo entre Saúde e Educação Infantil. Toma como ponto de partida questões que dizem respeito aos primeiros mil dias das crianças. A primeira parte trata da origem dos mil dias, apresenta o olhar da saúde sobre este período, define atenção integral e discute o marco legal da primeira infância que se propõe a articular politicas Intersetoriais.  A segunda parte trata da educação como um direito que abarca outros direitos. Discute a qualidade da oferta da Educação Infantil para o desenvolvimento integral das crianças, a não dissociação entre o cuidar e educar, traz questões para discutir o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida e a docência na Educação Infantil. Na terceira parte conclui com indagações para as políticas voltadas para a primeira infância, com ênfase nos primeiros mil dias. Politicas que são essenciais para o pleno desenvolvimento das crianças, para o aprimoramento das sociedades e diminuição de desigualdades. Políticas que devem integrar várias áreas do conhecimento, sendo essencial a integração entre a área da saúde e da educação.

Publicado

2022-02-04

Número

Sección

SECCIÓN TEMÁTICA INTERDISCIPLINARIEDADES