Bebês em risco? Considerações sobre o discurso de detecção precoce no campo da saúde mental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i33.50462

Palabras clave:

saúde mental, bebê, psicanálise, detecção precoce, risco

Resumen

A partir de uma revisão narrativa e integrativa, objetiva-se discutir o uso do termo detecção precoce no campo da saúde mental da primeira infância, sobretudo em relação aos bebês. Problematiza-se a hegemonia do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) e a ênfase, em especial a partir da última edição, na prevenção de transtornos mentais, a partir da antecipação de riscos. Questiona-se o lugar ambíguo do bebê e da criança pequena: ora no lugar de prevenção de possíveis desvios na fase adulta, sujeita a inúmeros riscos, ora em um lugar de invisibilidade. Propõe-se que uma clínica psicanalítica com bebês, preocupada em evitar tanto a patologização quanto a identificação de bebês em risco, deve destacar o lugar do bebê como um sujeito que demanda, a seu tempo, inscrito em uma determinada história, o que põe em relevo a necessidade de se considerar os determinantes sociais e culturais. 

Biografía del autor/a

Jaqueline Cristina Silva, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, Brasil.

Psicóloga, mestranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil, com Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental pelo CEFAS e especialização em Teoria e Prática Psicanalítica: Constituição do Sujeito e intervenções pelo Enlace.

Bárbara Adele de Moraes, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, Brasil.

Psicóloga, Psicanalista, mestranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. Membro associada do Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e Região

Kelly Cristina Brandão da Silva, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, Brasil.

Psicanalista, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da UNICAMP.

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Publicado

2022-11-14

Número

Sección

TEMAS EM DESTAQUE - SEÇÃO TEMÁTICA: BEBÊS