Produção sobre adolescência/ juventude na pós-graduação da Psicologia no Brasil

Autores/as

  • Márcia Stengel
  • Juarez T. Dayrell

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i14.9576

Resumen

Pela importância dos estudos sobre adolescência/juventude na Psicologia, desenvolvemos uma
pesquisa cujo objetivo era analisar e sistematizar o uso das categorias adolescência e juventude
na produção discente da Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, entre os anos de 2006-2011, e as temáticas recorrentes. Ela consistiu em um estado da arte sobre essa produção. Este tipo de estudo possibilita a sistematização de um determinado campo de conhecimento a partir de um recorte temporal fixado. Partindo de um roteiro de leitura, selecionamos 483 trabalhos que tinham adolescentes/jovens como sujeitos ou foco do estudo e os agrupamos, por frequência simples, em dezenove categorias temáticas. Os temas com maior número de trabalhos foram Violência e Família. Observamos uma repetição nas pesquisas, o que, além de um diálogo, impede, ou ao menos dificulta, um adensamento teórico relativo à temática na Psicologia.
Palavras-chave: estado da arte, adolescência, juventude, psicologia.

Citas

Sposito, M. P. (Org.). O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: ARGVMENTVM, 2009.

Sposito, M. P. (Org.). Juventude e Escolarização (1980-1998). Brasília-DF, MEC/Inep/Comped, 2002.

Publicado

2017-04-04

Número

Sección

TEMAS SOBRESALIENTES