“Mostre-me a sua vida”: a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i27.37626Resumo
Neste artigo exponho duas técnicas inovadoras para a pesquisa social e qualitativa com jovens: A caminhada pelo bairro e o jogo de associações. Formam parte de um conjunto de 10 técnicas de investigação que apliquei na minha pesquisa doutoral sobre identidade e identiicações de jovens de famílias dominicanas e equatorianas em Barcelona. Demarcando as duas técnicas na minha aproximação metodológica à investigação, detalho o procedimento delas e minha experiência na sua utilização. Compartilho, ao inal, minhas relexões metodológicas sobre elas e sobre a investigação social com jovens de maneira geral.
Referências
AGRELO, A. Metodologia participativa, 2011. Disponível em: <https://es.slideshare.net/andreagrelo/metodologa-participativa> Acesso em: 06 nov. 2019.
AITKEN, S. C. Geographies of young people: the morally contested spaces of identity. London: Routledge, 2001.
AMES, P.; ROJAS, V.; PORTUGAL, T. Métodos para la investigación con niños: lecciones aprendidas, desafíos y propuestas desde la experiencia de Niños del Milenio en Perú. Lima: Grade, 2010.
BUNNELL, T. et.al. Geographies of friendships. Progress in Human Geography, v. 36, n.4, p. 490–507, nov. 2011.
CAHILL, C. Street literacy: Urban teenagers’ strategies for negotiating their neighbourhood. Journal of Youth Studies, v. 3, n. 3, p. 251–277, nov. 2000.
FEIXA, C. Cultura juvenil y territorio urbano. In: PROVANSAL, D. (Org). Espacio y territorio: miradas antropológicas. Barcelona: Publicaciones Universitat de Barcelona, 2000. p. 55–64.
FEIXA, C.; PORZIO, L.; RECIO, C. Jóvenes “latinos” en Barcelona. Espacio público y cultura urbana. Barcelona: Anthropos, 2006.
GOUGH, K. V.; FRANCH, M. Spaces of the street: Socio-spatial mobility and exclusion of youth in Recife. Children’s Geographies, v. 3, n. 2, p. 149–166. 2005.
HANSEN, N. Abriéndose camino: mundos juveniles de descendientes de familias ecuatorianas, dominicanas y mixtas en Barcelona. 2017. Tesis (Doctorado en Antropología Social y Cultural) - Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 2017. Disponível em <https://www.tdx.cat/handle/10803/456040#page=1>
HOPKINS, P. E. Young people, place and identity. New York: Routledge, 2010.
MORROW, V. Ethical dilemmas in research with children and young people about their social environments. Children’s Geographies, v. 6, n. 1, p. 49-61. 2008.
ORTIZ GUITART, A. Geografías de la infancia: descubriendo "nuevas formas" de ver y de entender el mundo. Doc. Anàl. Geogr., v. 49, p. 197-216. 2007.
ORTIZ, A.; BAYLINA, M.; PRATS, M. Procesos de apropiación adolescente del espacio público: otra cara de la renovación urbanística en Barcelona. Boletín de La Asociación de Geógrafos Españoles, v. 65, p. 37–57. 2014.
PRATS FERRET, M.; BAYLINA, M.; ORTIZ, A. Los lugares de la amistad y la vida cotidiana de chicas y chicos adolescentes en un barrio de Barcelona. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, v. 3, n. 2, p. 116–124. 2012.
RED DE MIGRACIÓN, GÉNERO Y DESARROLLO Y LA AGENIA DE NOTICIAS CON VISIÓN DE GÉNERO. El Quiz. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=O_J6pEtdZm0>. Acesso em: 06 nov. 2019.
SKELTON, T. Research with children and young people: exploring the tensions between ethics, competence and participation. Children’s Geographies, v. 6, n. 1, p. 21–36. 2008.
SKELTON, T.; VALENTINE, G. Cool places: geographies of youth cultures. London: Routledge, 1998.
TRAVLOU, P. et.al. Place mapping with teenagers: locating their territories and documenting their experience of the public realm. Children’s Geographies, v. 6, n. 3, p. 309–326. 2008.
TRELL, E.-M.; VAN HOVEN, B. Making sense of place: exploring creative and (inter) active research methods with young people. FENNIA, v. 188, n. 1, p. 91–104. 2010.
WELLER, S. Situating (young) teenagers in geographies of children and youth. Children’s Geographies, v. 4, n. 1, p. 97–108. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo da Revista está licenciado sob a Licença Creative Commons BY NCND 4.0.