As vozes das crianças em um projeto participativo: desafios e contradições na escuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i38.59627

Palavras-chave:

Projeto Plenarinha, Distrito Federal, participação infantil, educação infantil, sociologia da infância

Resumo

Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa de mestrado que investigou a participação das crianças no Projeto Plenarinha, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação do Distirito Federal (SEEDF), em uma instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Utilizando contribuições da Sociologia da Infância, a pesquisa contou com a participação de dezesseis crianças e um docente. Os registros foram feitos nos diversos momentos da rotina, por meio de anotações em diário de campo, desenhos, captação de áudios e fotos. De forma geral, constatou-se dificuldades no desenvolvimento do projeto e equívocos na compreensão da participação infantil, incluindo a negação de sua participação e direito à escuta em vários momentos. Além disso, evidenciou-se a complexidade de entender a participação das crianças e as incoerências na implementação do Projeto Plenarinha dentro da instituição educativa.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira Huhn, Universidade de Brasília

Pedagoga e Mestra em Educação (Universidade de Brasília). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (Gepesi) da UnB, Brasília, Brasil.  Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Universidade de Brasília (UnB), Brasil.

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Publicado

10-07-2024

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SEÇÃO TEMÁTICA: AS VOZES DE MENINOS E MENINAS NA AMÉRICA LATINA: CONTROVÉRSIAS, DESAFIOS E AVANÇOS