Pesquisa etnográfica com crianças: Algumas possibilidades de investigação

Auteurs-es

  • Cláudia Inês Horn Unisinos

Mots-clés :

crianças, pesquisa com crianças, etnografia, educação infantil, culturas infantis.Texto do resumo em português

Résumé

Neste artigo apresento os caminhos metodológicos dos quais me apropriei para estar com, escutar, brincar e observar as crianças no cotidiano da Educação Infantil. Discuto sobre a possibilidade de realizar pesquisa etnográfica com crianças, esclarecendo suas etapas e os instrumentos utilizados para a geração dos dados empíricos. Apresento considerações acerca do papel do pesquisador junto às crianças, como postura ética, constrangimentos e privilégios.

 

In this article I present the methodological paths which I took myself to be, listen, play and observe children on their daily routine at pre-school. I discuss about the possibility of ethnographic researching with children, clarifying its steps and tools used to generate empiric data. I present considerations about the role of the researcher with children, as ethical behaviour, embarrassments and privileges.

Keywords: children knowledge, research with children, ethnographic, pre-school education, children cultures

Biographie de l'auteur-e

Cláudia Inês Horn, Unisinos

Doutoranda em Educação/UNISINOS. Mestre em Educação/UFRGS. Pedagoga/Docente do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Univates/RS.

Téléchargements

Publié-e

2017-09-20