'Nós batalhamos muito para ensinar, porque sabemos que nossos alunos querem aprender': Vidas e trajetórias de diretoras

Autori

  • Giselle Carino Lage PPGSA, UFRJ

Parole chiave:

etnografia, ethos escolar, diretoras, trajetórias, mérito

Abstract

Durante os anos letivos de 2008 e 2009, realizei um trabalho de campo no Colégio Estadual Olavo Moura, acompanhando semanalmente o cotidiano de diretoras, professores e alunos e seus rituais escolares, como parte de minha pesquisa de mestrado. Concentrei-me em compreender os fatores propriamente escolares e as concepções dos responsáveis pela gestão e pelo ensino. Neste artigo, justamente por considerar relevante as condutas, os valores e as trajetórias de vida das diretoras pesquisadas, procuro descrever suas visões de mundo e opiniões representativas sobre o papel e a missão da escola. Construí as trajetórias de vida apresentadas tendo como pressuposto a disposição reflexiva dos agentes sociais e sua capacidade de atribuir sentido às suas experiências biográficas.

 

During the academic years 2008 and 2009, I conducted field work in High School Olavo Moura, following the weekly routine of principals, teachers and students and their school rituals, as part of my Masters research. I focused on understanding the factors proper school and perceptions of those responsible for the management and teaching. In this paper, just by considering relevant conduct, values and life trajectories of the directors surveyed, I try to describe their world views and opinions representative of the role and mission of the school. Build their trajectories made taking for granted the provision of reflective social agents and their ability to assign meaning to their biographical experiences.

 

Keywords: ethnography, school ethos, directors, trajectories, meritocracy.

 

Biografia autore

Giselle Carino Lage, PPGSA, UFRJ

Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da niversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em Antropologia pelo mesmo Programa. Pesquisadora do Núcleo de Antropologia NaEscola (IFCS/UFRJ). Professora de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ).

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Pubblicato

2017-09-20