O sujeito lírico <em>voyeur</em> de Ramon Mello e Caio Meira

Autores

  • Antonio Eduardo Soares Laranjeira Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n9a17199

Resumo

O sujeito lírico voyeur que se configura nos poemas abordados neste artigo tem ciência de que realidade e autenticidade são produtos da linguagem. Ao transformar a ação em representação, valoriza a imagem e a experiência de olhar como catalisadores do processo de construção de sentidos e, ao inventariar um conjunto de referências compartilhadas, permite a abertura de um canal de comunicação com o leitor. Implode-se a fronteira entre real e imaginário e o sujeito do poema multiplica-se, abre-se para mais possibilidades do que permitiria a dicotomia que opõe mundo e linguagem. Apesar de assumir o prazer de olhar o outro, essa lírica não se furta a manter sua relação com o mundo: através do trabalho da imaginação, ela constrói realidades, forma subjetividades.

Referências

APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minnesota: University of Minnesota Press, 1996.

BIRMAN, Joel. Entre cuidado e saber de si: sobre Foucault e a psicanálise. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

BOSCO, Francisco. “Coisas que o primeiro cachorro na rua pode dizer -- Caio Meira”. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 jun. 2004. Disponível em: http://caiomeira.kit.net/bosco.htm. Acesso em 24 ago. 2012.

CAMARGO, Goiandira. “Subjetividade lírica à margem do centro na poesia contemporânea brasileira e portuguesa”. Anais do XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Curitiba, Abralic, 2011.

COLLOT, Michel. “O sujeito lírico fora de si”. Terceira Margem: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Faculdade de Letras da UFRJ, ano IX, nº 11, 2004, pp. 165-77.

FOUCAULT, Michel. “A escrita de si”. In: ______. Ditos & escritos V: ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Janeiro: Forense Universitária, 2004, pp. 144-62.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HEGEL, G. W. F. Cursos de estética. Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2004, v. 4.

HOISEL, Evelina. Supercaos: estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

LARANJEIRA, Antonio Eduardo Soares. “Poesia e cultura pop: uma leitura de Eletroencefalodrama e Animal anônimo, de Joca Reiners Terron”. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 6, 2011, pp. 29-45.

LIPPARD, Lucy. Pop Art. Londres: Thames and Hudson, 1988.

MEIRA, Caio. Coisas que o primeiro cachorro na rua pode dizer. Rio de Janeiro: Azougue, 2003.

MELLO, Ramon. Vinis mofados. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.

STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos