Poesia e composição -- diálogos (im)possíveis com Iacyr Anderson Freitas

Autores

  • Edmon Neto de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n9a17200

Resumo

É na abertura para as infinitas possibilidades de interpretação que a poesia de Iacyr Anderson Freitas se instaura em uma contemporaneidade em que pensar o sujeito é uma atividade complexa. Dentro de um escopo em que mistura as ideias de composição, o poeta desenvolve uma poética original e coloca em xeque problemas que vêm sendo discutidos desde a modernidade até nossos tempos líquidos. Atrai o leitor para seu universo, ao criar a literatura e sua realidade, ao forjar sua língua numa atitude propositiva, na busca de um limite, de uma extensão ao mesmo tempo palpável e inapreensível, provocando e arrastando correntes e correntezas que carregam a leitura, o concreto, os dias e os cabelos. Na falta de certezas com que nos brinda, na inquietação diária do não-saber, as perguntas, sempre necessárias, ressurgem: a criação deve se subordinar à comunicação? O autor desconhece ou nega o papel do leitor na criação? Há um ouvido que escuta a primeira palavra e uma mão que trabalha a segunda? Qual o sentido da regra? Qual a nossa necessidade? Perguntas para morar em nosso silêncio.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

______. “O autor como gesto”. In: ______. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARTHES, Roland. “A morte de autor”. In: ______. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1998.

BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: ______. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas I. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

COLLOT, Michel. “O sujeito lírico fora de si”. Tradução de Alberto Pucheu. Terceira Margem. Ano IX, nº 11, 2004, pp. 165-77.

FREITAS, Iacyr Anderson. Primeiras letras. São Paulo: Nankin; Juiz de Fora: Funalfa, 2007a.

______. Quaradouro. São Paulo: Nankin; Juiz de Fora: Funalfa, 2007b.

______. Viavária. São Paulo: Nankin; Juiz de Fora: Funalfa, 2010.

HEGEL, G. W. F. Curso de estética, v. IV. Tradução de Marco Aurélio Werle e Oliver Trolle. São Paulo: Edusp, 2004.

HEIDEGGER, Martin. “Sobre a essência da verdade”. In: ______. Conferências e escritos filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Abril, 1991.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MACHADO, Roberto. “A linguagem literária e o de-fora”. In: ______. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MELO NETO, João Cabral de. Cabral -- antologia poética. São Paulo: Sabiá, 1972.

______. “Poesia e composição”. In: João Cabral de Melo Neto -- obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

POE, Edgar Allan. “A filosofia da composição”. In: ______. Ficção completa, poesia e ensaios. Tradução e organização de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

RIMBAUD, Arthur. Uma estadia no inferno. Poemas escolhidos. A carta do vidente. Tradução de Daniel Fresnot. São Paulo: Martin Claret, 2005.

SANTOS, Mário José dos. Os pré-socráticos. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2001.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos