Lygia e Poe: mistérios extraordinários
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n10a17207Resumo
Para perscrutar o gênero fantástico na obra de Lygia Fagundes Telles, balizaremos nossa leitura com as considerações teóricas de Tzvetan Todorov, apresentadas em Introdução à literatura fantástica (2010), com as quais nos afinamos, a despeito dos questionamentos e críticas a elas colocados posteriormente. A partir disso, poderemos verificar como os aspectos fantásticos se organizam especificamente na coletânea de contos intitulada Mistérios (1998) e, então, estabelecer paralelos entre esta e as Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe (1981).
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 1998.
JUNQUEIRA, Ivan. “Dante Milano: o pensamento emocionado”. In: MILANO, Dante. Obra reunida. Organização de Sérgio Martagão Gesteira. Rio de Janeiro: ABL, 2004.
MACIEL, Nilto. “Literatura fantástica no Brasil”. Disponível em: http://www.bestiario.com.br/14_arquivos/lit%20fantastica.html. Acesso em 2 ago. 2013.
MARTINS, Wilson. “O milagre da inverossimilhança”. O Globo. Rio de Janeiro, 06 jan. 1996.
POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. Rio de Janeiro: Abril, 1981.
RODRIGUES, Urbano Tavares. “Uma obra reflete São Paulo”. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 28 mai. 1972.
TELLES, Lygia Fagundes. Mistérios. 8ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VEIGA, José J. “Uma viagem luminosa”. Folha de S. Paulo. São Paulo, 14 jan. 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.