A concepção intermidiática de <em>Breganejo blues</em> e <em>O monstro Souza</em>, de Bruno Azevêdo

Autores

  • Antonio Eduardo Soares Laranjeira Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2016.v8n15a17242

Resumo

A ficção de Bruno Azevêdo, ao se constituir a partir de procedimentos usuais da pop art, inscreve-se em um entrelugar discursivo no qual dicotomias são enfraquecidas e categorias antes consolidadas são questionadas por meio dos procedimentos e do repertório mobilizados em sua produção. Como pensar acerca do status do autor, perante esse jogo de combinações e referências midiáticas? Que repercussões é possível assinalar diante da diluição dos limites entre cultura de elite e culturas vernaculares, provocada pela intermidialidade do texto de Azevêdo? Essas são algumas das indagações que podem nortear o estudo de textos que ultrapassam a zona fronteiriça e demandam outros modos de leitura, marcados sobretudo por uma mirada transdisciplinar.

Referências

AZEVÊDO, Bruno. Breganejo blues: novela trezoitão. São Luís: Pitomba, 2009.

______. O monstro Souza: romance festifud. São Luís: Pitomba, 2010.

______. “Do brega ao cult”. Brasileiros, nº 84. São Paulo, jul. 2014, pp. 116-8. (Entrevista concedida a Paulo Alexandre Cordeiro de Vasconcelos & Antonio Eduardo Soares Laranjeira).

CLÜVER, Claus. “Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos”. Literatura e Sociedade, nº 2. São Paulo, 1997, pp. 37-55.

______. “Intermidialidade”. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 1, nº 2. Belo Horizonte: 2011, pp. 8-23.

HOISEL, Evelina. Supercaos: estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MERCER, Kobena (org.). Pop Art and Vernacular Cultures. Londres: Iniva, 2007.

RAJEWSKI, Irina. “Intermidialidade, intertextualidade e ‘remediação': uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, pp. 15-45.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos