Do Canindé ao Capão Redondo: o trabalho informal como resistência cotidiana em Carolina Maria de Jesus e Ferréz
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2012.v4n8a17288Resumo
___Referências
BAUMAN, Zygmunt. “Tempo e classe”. In: ______. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
DALCASTAGNÈ, Regina. “Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, nº 20, pp. 33-77.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
FERRÉZ. Ninguém é inocente em São Paulo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada [1960] . 8ª ed. São Paulo: Ática, 2005.
JOHNSON, Steven. “Complexidade urbana e enredo romanesco”. In: MORETTI, Franco (org.). A cultura do romance. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo. Companhia de Bolso, 2007.
NETTO, José Apóstolo. “Dos Racionais aos Emocionais MC's: um olhar marginal da relação música, favela e dinheiro”. Revista Espaço Acadêmico, ano III, nº 27, 2003. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/027/27cnetto.htm. Acesso em 20 jul. 2011.
SCOTT, James C. “Exploração normal, resistência normal”. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, nº 5, 2011, pp. 217-43.
YOUNG, Iris Marion. “Representação política, identidade e minorias”. Lua Nova -- Revista de Cultura e Política, São Paulo, nº 67, 2006, pp. 139-90.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.