Articulações e perspectivações da linguagem em Sérgio Sant'Anna

Autores

  • Mariana Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n10a17299

Resumo

Os contos analisados neste ensaio tanto enfrentam o desafio de pôr à mostra, questionar, refletir sobre a questão da representação, da linguagem, da ficção e da figura do autor, como equilibram esse caráter metalinguístico com a busca constante do ser humano de se definir, entender, conhecer -- tema que ocupa espaço nobre no campo artístico e instiga a escrita literária. Assim, Sérgio Sant'Anna mostra como a literatura, ao se assumir autocrítica, pode endossar a discussão de assuntos caros à crítica. O autor comprova, em última análise, que -- para glosar Roland Barthes -- o “sabor” do texto literário pode vir acompanhado de “saber”.

Referências

BARBOSA, João Alexandre. A metáfora crítica. São Paulo: Perspectiva, 1988.

BARTHES, Roland. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CARVALHO, Rosa. A rota da desordem: uma leitura de Confissões de Ralfo e Simulacros, de Sérgio Sant'Anna. Dissertação de mestrado em Literatura Brasileira. Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 1981.

DUARTE, Lélia Parreira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2006.

LIMA, Luiz Costa. A aguarrás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

______. Mímesis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

MESQUITA, Rodrigo de Lima Bento. Sentidos da violência em Sérgio Sant'Anna. Dissertação de mestrado em Letras. Instituto de Letras, UFF, Niterói, 2010.

SANT'ANNA, Sérgio. “O artista tem que ser corajoso”. Entrevista concedida a Dau Bastos, Iorans Souza, Juliana Cardoso Lobo e Vaneska Prates. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 7, 2012. Disponível em: http://www.forumdeliteratura. com.br/index.php/entrevistas/ent-edicao-7. Acesso em 8 ago. 2013.

______. O voo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

______. Breve história do espírito. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

______. “Entrevista com Sérgio Sant'Anna: depoimento”. Entrevista concedida a Beatriz Resende. Fórum Virtual de Literatura e Teatro. Disponível em http://www.pacc.ufrj.br/literatura/forum/index.php. Acesso em 8 ago. 2013.

STIERLE, Karlheinz. A ficção. Tradução de Luiz Costa Lima. Novos Cadernos do Mestrado. Instituto de Letras da UERJ, 2006.

UAVNICZAK, Ordilei. “A poética de Sérgio Sant'Anna n'O voo da madrugada”. Anais do XI Seminário Internacional em Letras da Unifra -- Linguagens e Práticas Socioculturais. Santa Maria, RS, 2011.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Ensaios