O clichê em <em>Como desaparecer completamente</em>, de André de Leones
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2015.v7n14a17313Resumo
A ficção não tem qualquer preconceito quanto a conteúdo, contanto que possa digeri-lo à vontade e, ao recriá-lo, se realize plenamente como literatura. É o que parece comprovar o romance Como desaparecer completamente, do goiano André de Leones (2010). A narrativa se alimenta abundantemente do clichê, porém, em vez de resvalar para o mau gosto, firma-se como original devido à capacidade de esvaziar chavões e perspectivar lugares-comuns.Referências
ALMEIDA, Marcos Vinicius. “Jogo 1: Como desaparecer completamente X Olhos secos”. Copa de Literatura Brasileira, 28 fev. 2011. Disponível em: http://copadeliteratura.com.br/index.php/clb2010/jogo-1-como-desaparecer-completamente-x-olhos--secos. Acesso em 10 de maio de 2014.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BORGES, Jorge Luis. “Do rigor na ciência”. In: ______. Obras completas, volume II (1952-1972) . São Paulo: Globo, 1999.
JOYCE, James. Ulisses. Tradução de Bernardina Pinheiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
LEONES, André de. Como desaparecer completamente. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
______. “Notas sobre uma aventura”. Disponível em: http://vicentemiguel.wordpress.com/2012/11/15/notas-sobre-uma--aventura/. Acesso em 29 de maio de 2014.
LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Melhoramentos, 1974.
LOBO, Rosana Corrêa. Amores Expressos: narrativas do não pertencimento. Dissertação de mestrado defendida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.
MACIEL, Nahima. “André de Leones narra encontros e desencontros em São Paulo”. Correio Braziliense, Diversão e Arte, 5 de outubro de 2010.
SAFATLE, Vladimir. “David Lynch ou a arte de construir estradas com ruínas”. Trópico, São Paulo, 1 de agosto de 2004.
VEJA. “A reinvenção formal de Como desaparecer completamente”. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/meus-livros/livros-da-semana/como-desaparecer-completamente/. Acesso em 29 de maio de 2014.
WOOLF, Virginia. Mrs. Dalloway. Tradução de Mário Quintana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.