Sustentando-se como um meio de vida: ir com a poesia de Annita Costa Malufe

Autores

  • Danielle Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2016.v8n16a17322

Resumo

Este ensaio salienta o caráter precário e fugidio de certos temas da poesia de Annita Costa Malufe para se permitir um tateio de que resulta um texto perpassado pela imanência, no qual o imponderável alforria e areja. Em pauta, entram poemas de quatro livros da autora paulistana, esmiuçados por meio de imersões em versos dos quais a analista parece emergir ainda mais dada ao risco. A estimular a aposta no potencial da deriva e, ao mesmo tempo, oferecer algum substrato, encontra-se uma bibliografia marcadamente filosófica, em que se distinguem desde Karl Marx até Gilles Deleuze.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Tradução de António Guerreiro e revisão de Claudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BARTHES, Roland. “Da obra ao texto”. In: ______. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. A preparação do romance I: da vida à obra. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DELEUZE, Gilles. “Como criar para si um corpo sem órgãos”. In: DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs. Tradução de Aurélio Guerra. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

______. “Potência e afeto”. In: ______. En medio de Spinoza. Buenos Aires: Cactus, 2011.

DERRIDA, Jacques. Feu la cendre. Tradução de Ned Lukacher. Lincoln: Universidade de Nebraska, 1991.

______. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

______. Che cos'é la poesia? Tradução de Tatiana Rios e Marcos Siscar. Inimigo Rumor, nº 10. Rio de Janeiro, maio de 2001.

______. Cartão-postal: de Sócrates a Freud e além. Tradução de Ana Valéria Lessa e Simone Perelson. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MALUFE, Annita Costa. Fundos para dias de chuva. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.

______. Nesta cidade e abaixo de teus olhos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

______. Como se caísse devagar. São Paulo: Editora 34, 2008.

______. Quando não estou por perto. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

______. Um caderno para coisas práticas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.

MARX, Karl. “A mercadoria”. In: ______. O capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Abril, 1983.

NANCY, Jean-Luc. Corpo, fora. Tradução de Márcia Schuback. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

Downloads

Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Ensaios