Letra e música: a trilha sonora na literatura contemporânea

Autores

  • Antonio Eduardo Soares Laranjeira Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2017.v9n17a17325

Resumo

Pretende-se, conforme os trabalhos de Claus Clüver e Irina Rajewski, refletir sobre a intermidialidade na ficção contemporânea. De acordo com Evelina Hoisel e Décio Cruz, o discurso literário pop se define principalmente pela convergência entre a literatura e outras linguagens. Isso permite que narrativas como Álbum duplo: um rock romance, de Paulo Henrique Ferreira, e Go, de Nick Farewell, sejam inscritas nesse contexto. Ambas são perpassadas por alusões e citações de canções pop, denominadas pelos escritores como “trilha sonora” do romance. Assim, faz-se necessária uma abordagem transdisciplinar dos estudos literários, com vistas a compreender de que modo as “trilhas sonoras” se relacionam com o enredo e a construção das personagens.

Referências

CLÜVER, Claus. “Intermidialidade”. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 1, nº 2, 2011, pp. 8-23.

CRUZ, Décio Torres. O pop: literatura, mídia e outras artes. Salvador: Quarteto, 2003.

FAREWELL, Nick. Go. 2ª ed. São Paulo: Devir, 2010.

FERREIRA, Paulo Henrique. Álbum duplo: um rock romance. Rio de Janeiro: Record, 2013.

FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos V: ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FRITH, Simon. Performing rites: on the value of the popular music. Cambridge: Harvard University Press, 1996.

HOISEL, Evelina. Supercaos: estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

OLIVEIRA, Marinyze Prates de. E a tela invade a página: laços entre literatura, cinema e João Gilberto Noll. Salvador: SCT, FUNCEB, EGBA, 2002.

RAJEWSKY, Irina. “Intermidialidade, intertextualidade e ‘remediação': uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. Tradução de Thais Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, pp. 15-45.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Ensaios