Imagem para capa

DARLENE J. SADLIER: “Não é só a literatura brasileira, mas também a literatura dos próprios Estados Unidos em geral que não nos interessa”.

Dau Bastos

Resumo


Darlene J. Sadlier é professora de Espanhol e Português da Universidade de Indiana (EUA) e certamente uma das brasilianistas que mais escrevem sobre nosso país. Seus livros e artigos surpreendem pela profundidade das pesquisas que os fundamentam e pela acuidade das análises que os constituem. Em conjunto, oferecem a leitores de todo o mundo uma visão arguta do que somos e, a nós, a possibilidade de nos colocarmos em perspectiva. Nesta entrevista, Darlene privilegia a ficção brasileira, mas abre o foco para tematizar igualmente nosso cinema e contextualizar a imagem que os norte-americanos constroem de nós à luz da economia e da política. O resultado é um composto de honestidade e lucidez que chama a atenção para o fato de o desinteresse pelas humanidades, a cultura e a literatura ser um fenômeno propriamente global.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.35520/flbc.2013.v5n10a17373

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 A revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea utiliza Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

Google Scholar  Diadroim Base   DRJI  Livre     PKP Index ErihPlus Latindex