LUCIANA VILLAS-BOAS & LUCIA RIFF: “Só conseguiremos ter uma presença consistente no exterior no momento em que recuperarmos nossa própria relação com a literatura brasileira”.

Autores

  • Dau Bastos

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2014.v6n12a17379

Resumo

No Brasil, muitos ficcionistas e poetas têm aproveitado a disseminação dos recursos de publicação para lançar seus livros por conta própria. O fenômeno é analisado na entrevista concedida pelas agentes literárias Luciana Villas-Boas e Lucia Riff, que celebram a profissionalização do mercado editorial e dizem da ampliação da tiragem de determinados livros em nosso território, mas lastimam que as boas vendas se limitem basicamente aos best-sellers importados e que, contrariamente ao que era de se esperar, a ficção e a poesia nacionais tenham menos leitores do que no passado.

Talvez aqui encontremos mais um gargalo decorrente do baixo investimento na área de educação. No momento em que a escola brasileira conseguir tornar seus alunos capazes de realizar leituras complexas, a literatura de qualidade -- a começar pela nossa própria -- certamente ganhará mais apreciadores. Quem sabe a valorização interna reforce de tal modo a autoestima da ficção e da poesia tropicais que os leitores estrangeiros passem a vê-las com outros olhos?

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Entrevistas