SILVIANO SANTIAGO: “Me interessa quebrar um pouco certo paradigma estabelecido pela universidade, de abordar apenas o texto”.

Autores

  • Godofredo de Oliveira Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2017.v9n17a17389

Resumo

Esta entrevista nasceu de um encontro vibrante de Silviano Santiago com os estudantes e professores da Faculdade de Letras da UFRJ. Convidado a falar sobre seus dois últimos livros -- o romance Machado e o ensaio Genealogia da ferocidade -- ensaio sobre Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa --, o escritor e professor dilatou o foco para tratar de vários títulos de sua vasta obra e abordar questões cruciais dos estudos literários.

Em sua fala, sublinhou o fato de estar com oitenta anos de idade para se dizer numa fase da vida em que pode reduzir a carga de leitura e ousar desfazer até mesmo de caminhos trilhados durante sua formação. Não por acaso, há bastante tempo seu ensaio e sua ficção embaralham os gêneros e põem abaixo barreiras colocadas para sua geração, a exemplo da empobrecedora ideia de rebaixar a biografia, o contexto e qualquer outra fonte de elementos ditos extraliterários, para limitar a atenção ao texto em si.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Entrevistas