<em>Dois irmãos</em>, de Milton Hatoum: romance intensivo em história e memória

Autores

  • Benito Petraglia Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2017.v9n18a18040

Resumo

Este ensaio procura examinar o romance Dois irmãos, de Milton Hatoum (2000), considerando que a memória e a história são a base de sua criação. A narrativa atravessa momentos cruciais da história do Brasil. O autor faz da rivalidade entre os irmãos Yaqub e Omar a causa do dilaceramento e da ruína de uma família amazonense. Tal rivalidade representa um impasse de perspectivas sobre que rumos tomar no âmbito das ideias, da sociedade e da vida política.

Referências

ARCE, Bridget Christine. “Tempo, sentido e paisagens: os trabalhos da memória em dois romances de Milton Hatoum”. In: CRISTO, Maria da Luz Pinheiro de (org.). Arquitetura da memória: ensaio sobre os romances Dois irmãos, Relato de um certo Oriente e Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas/UNINORTE, 2007, pp. 219-37.

BENEVIDES, Maria Victoria. “O governo Kubitschek: a esperança como fator de desenvolvimento”. In: GOMES, Angela de Castro (org.). O Brasil de JK. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas/CPDOC, 1991, pp. 11-23.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Editora da Fundação Getúlio Vargas/CPDOC, 1997.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva; Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

GOLDMANN, Lucien. “A reificação”. In: ______. Dialética e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, pp. 105-52.

HATOUM, Milton. Literatura e memória -- notas sobre Relato de um certo Oriente. São Paulo: Editora da PUC-SP, 1996.

______. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

______. “O futuro da literatura”. EntreLivros, São Paulo, nº 23, pp. 50-1, março 2007.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

VIEIRA, Estela J. “Milton Hatoum e a representação do exótico e do imigrante”. In: CRISTO, Maria da Luz Pinheiro de (org.). Arquitetura da memória: ensaio sobre os romances Dois irmãos, Relato de um certo Oriente e Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas/UNINORTE, 2007, pp. 171-9.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Ensaios