Um eu que narra e recita: a lírica lavoura de Raduan Nassar

Autores

  • Genilda Azerêdo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2018.v10n19a19610

Resumo

Propomos discutir a natureza lírica do romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, através de pressupostos teóricos que investigam o hibridismo entre o narrativo e o lírico. Para tanto, embasamos a discussão em teóricos que discutem a lírica -- tanto em contexto de poesia quanto em articulação com o gênero narrativo --, a exemplo de Culler (1999), Freedman (1957) e Frye (1957). Nesta investigação, procuramos ressaltar o desenho poético do texto, seja através da cadência dos discursos (balanceamento, repetições, paralelismos), seja através de uma composição imagética de forte apelo sonoro e visual, em que as metáforas possuem função proeminente.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Bernadini e outros. São Paulo: Editora da UNESP, 1993.

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Guardini. São Paulo: Beca, 1999.

FREEDMAN, Ralph. The lyrical novel: studies in Hermann Hesse, André Gide, and Virginia Woolf. Londres: Oxford University Press, 1957.

FRYE, Northrop. Anatomy of criticism. Harmondsworth: Penguin, 1957.

HATOUM, Milton. Depoimento contido na seção “Os companheiros”. Cadernos de Literatura Brasileira. Raduan Nassar. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1996.

MERQUIOR, José Guilherme. A astúcia da mímese (ensaios sobre lírica). Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.

NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. “Da cólera ao silêncio”. Cadernos de Literatura Brasileira. Raduan Nassar. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1996.

TEIXEIRA, Renata Pimentel. Uma lavoura de insuspeitos frutos. São Paulo: Annablume, 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos