Poesia e experiência em <em>Paris não tem centro</em>, de Marília Garcia

Autores

  • Juliana Pereira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2018.v10n19a19618

Resumo

Este trabalho propõe uma análise de Paris não tem centro, de Marília Garcia, a partir da imagem das “passagens”, que percorre todo o livro. Trata-se de um diálogo com a Paris do século XIX (com as passagens de Benjamin), mas também com uma passagem que é “de érica zíngano” e com uma “miragem com lu menezes”, isto é, passagem pela tradução e pelo contato com o outro. O que destitui Paris de um centro, essencial para o que parece estar em jogo, são as passagens que parecem experienciadas distintamente tanto da ideia de flanêrie nos moldes de Baudelaire como da deambulação surrealista. A cidade como cenário é evocada, mas diz respeito também à experiência da escrita como algo que busca contato. Paris não é uma cidade-objeto para a qual o “poeta” ou “escritor” olha com distanciamento e sobre a qual escreve: a relação entre a cidade, a poesia e o próprio lugar da arte enquanto instituição é colocada em jogo. Como a “Paris, mito moderno” (Roger Caillois) pode ser entendida a partir de Paris não tem centro? Como a experiência e a imagem do cotidiano se colocam e que interferência isso pode ter na noção de “contemporaneidade” do texto?

Referências

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2000.

______. “A tarefa do tradutor”. In: ______. Escritos sobre mito e linguagem. Tradução de Susana Kampff Lages. Organização de Jeanne Marie Genebrin. São Paulo: Editora 34, 2011.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução de Carlos Felipe Moisés e Ana Maria Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

CAILLOIS, Roger. El mito y el hombre. Buenos Aires: Sur, 1939.

CARERI, Francesco. Walkscapes. O caminhar como prática estética. Prefácio de Paola Berenstein Jacques e Tradução de Frederico Bonaldo. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

GARCIA, Marília. Paris não tem centro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

LEADER, Darian. O roubo da Mona Lisa: o que a arte nos impede de ver. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

PEDROSA, Célia. “A poesia e a prosa do mundo”. Gragoatá, v. 15, nº 28, pp. 27-40. Disponível em: http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/180/167. Acesso em 10 de janeiro de 2017.

SEVCENKO, Nicolau. “Dérive poética e objeção cultural: da boemia parisiense a Mário de Andrade”. Literatura e Sociedade, v. 9, nº 7, 2004. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/25410/27151. Acesso em 18 de maio de 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Ensaios